“Para que chegássemos ao tipo de sociedade em que vivemos, na qual todos consideram perfeitamente normal trabalhar como assalariado numa empresa capitalista, foram necessárias profundas transformações da estrutura psíquica e comportamental das pessoas, a fim de que aceitassem regras de conduta como a pontualidade e a prolongada jornada de trabalho ritmada pelo tempo mecânico dos relógios. Fazer do trabalho um fim em si mesmo e levá-lo a alcançar a glorificação, ao ser considerado a atividade humana por excelência, foram obras do capitalismo, que implicaram naturalmente o abandono do modo de vida tradicional de toda uma coletividade.”
(Koshiba, Luiz. História: origens, estruturas e processos)
A partir do texto acima e do conteúdo estudado, explique porque podemos dizer que a Revolução industrial também alterou a cultura e os costumes em geral, no que diz respeito ao trabalho.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
A principal diferença desses dois momentos, é o "para quem" se trabalhar. Antes, se trabalhava para si mesmo, e ainda, sem visar lucro, mas sim, manter uma condição mínima de vida.
Com a chegada da indústria, o "para quem" e o estado de vida das pessoas mudaram drasticamente. No início da revolução, as pessoas trabalhavam de forma exagerada. Os patrões exigiam um esforço físico dos funcionários, e talvez, recebendo um pouco melhor que antes da revolução, porém, se feito a relação de exigência, e valor pago pelo serviço feito ali, era muito pior do que antes.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás