Para que átomos de enxofre e potássio adquiram configuração eletrônica igual à de um gás nobre, é necessário que
a) o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio ceda 7 elétron.
b)o enxofre ceda 6 elétrons que o potássio receba 7 elétrons
c) o enxofre ceda 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.
d) o enxofre receba 6 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.
e) o enxofre receba 2 elétrons e que o potássio ceda 1 elétron.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa E
Explicação:
Primeiramente tiramos os dados:
O número atômico do S (enxofre) = 16; K (potássio) = 19
A teoria do octeto diz que, para ficar estável, o átomo do elemento deve ficar com oito elétrons em sua camada de valência, adquirindo assim a configuração eletrônica de um gás nobre.
* O enxofre possui 16 elétrons, o que dá a seguinte configuração eletrônica no estado fundamental em ordem de camada eletrônica: 2 – 8 – 6. Portanto, ele tem seis elétrons na camada de valência e precisa receber mais dois elétrons para ficar estável.
* Já o potássio possui 19 elétrons, o que dá a seguinte configuração eletrônica no estado fundamental em ordem de camada eletrônica: 2 – 8 – 8 – 1. Portanto, ele tem 1 elétron na camada de valência, mas tende a perder esse elétron para ficar com a camada anterior, que tem oito elétrons, como sua camada de valência.
Espero ter ajudado
*Se puder colocar como a melhor resposta eu agradeço =)*
Resposta:
Letra E
Explicação:
Enxofre tem o símbolo S, está na família 6A, ou seja, tem 6 elétrons na ultima camada e para ele ficar estável é mais fácil receber 2 elétrons.
Potássio tem o símbolo K, está na família 1A, ou seja, tem 1 elétron na última camada e para ele ficar estável, é mais fácil perder um elétron do que receber 7 elétrons.
Para ficar estável, ou perde os elétrons da última camada, ou chega a 8 elétrons na ultima camada, isso na maioria dos casos.
Espero ter ajudado