Para que a água entre na raiz da planta, a raiz necessita, em seu meio intracelular, de uma concentração de íons maior do que a encontrada no solo. Para isso, ela força a entrada de íons, mesmo contra o gradiente de concentração. Ao fazer isso, o meio interno da raiz tem sua concentração de solutos aumentada em relação ao solo, levando a água do solo a entrar nas células. A entrada de íons e de água na célula é realizada, respectivamente, por mecanismos de a) transporte ativo e difusão facilitada. b) difusão facilitada e transporte ativo. c) transporte passivo e osmose. d) difusão facilitada e osmose. e) transporte ativo e osmose.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e) transporte ativo e osmose.
Explicação:
e) transporte ativo e osmose.
A entrada de íons e de água na célula é realizada, respectivamente, por mecanismos de; Alternativa E:
- Transporte ativo e osmose.
Osmose é o movimento líquido da água através de uma membrana semipermeável de uma área com baixa concentração de solutos para outra com uma concentração mais alta.
O transporte ativo e passivo de células é a transferência de solutos de um lado para o outro da membrana celular. O transporte é ativo quando usa ATP como fonte de energia.
Assim, as plantas se alimentam de água por meio desse processo, que faz com que o fluido se mova do solo para as raízes e, posteriormente, seja transportado para suas células.
As raízes, através dos pelos da raiz, capturam-no fazendo-o passar por uma membrana semipermeável.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/39266987