Para produção de um determinado tipo de peça em uma empresa, 5 máquinas com produtividades idênticas produzem 260 peças em 5 dias, operando 4 horas por dia. Sabendo que duas máquinas deram defeito, qual será a quantidade de peças produzidas durante 10 dias se as máquinas restantes operarem durante 10 horas? * 680 780 850 900 920
Soluções para a tarefa
Resposta: 780
Explicação:
É uma questão de regra de três composta. Há duas maneiras de se resolver esta questão. A maneira tradicional onde você precisa encontrar as grandezas proporcionais e compará-las e uma outra maneira alternativa bem mais rápida e fácil, sem a necessidade de comparar as grandezas proporcionais. Para efeito didático, eu vou te mostrar a maneira tradicional.
Se quiser comparar o tradicional com o método alternativo e mais fácil, existe uma pergunta igual a sua aqui no Brainly onde eu demonstro o método alternativo. Para efeito de curiosidade, este é o link: https://brainly.com.br/tarefa/38561640
Método tradicional:
O que você precisa fazer primeiramente é encontrar as grandezas proporcionais. Pelo enunciado, sabemos que as grandezas são 4: Máquinas, peças, dias e horas.
Sabemos também que a incógnita que o enunciado pede para você achar é a quantidade de peças, portanto, X peças é o resultado.
Agora, sabendo que a grandeza a ser achada é a quantidade de peças, podemos compará-la com as demais grandezas proporcionais e identificar se é uma grandeza diretamente proporcional ou inversamente proporcional. É fundamental que você saiba identificar a proporcionalidade, pois só assim você formará a equação certa e assim chegar no resultado correto.
Vamos então comparar Peças x Dias, Peças x Horas, Peças x Máquinas
Dica: Faça sempre uma frase comparado em sua mente e preste atenção nas palavras maior e menor. Daí é só fazer a combinação:
Maior -> Maior: Diretamente proporcional
Menor -> Maior | Maior -> Menor: Inversamente proporcional
Menor -> Menor: Diretamente proporcional
Peças x Dias
Quanto maior a quantidade de peças maior o tempo a ser gasto para produzi-las, portanto: Diretamente proporcional.
Peças x Horas
Quanto maior a quantidade de peças maior a quantidade de horas para produzi-las, portanto: Diretamente proporcional.
Peças x Máquinas
Quanto maior a quantidade de máquinas maior a quantidade de peças serão produzidas, portanto: Diretamente proporcional
Neste exercício em questão, todas as grandezas são proporcionais, logo poderemos montar a equação sem a necessidade de fazer a inversão das frações. Contudo, atente-se a esse requisito das grandezas proporcionais para não errar as outras questões envolvendo regra de três composta.
Montando a equação:
Portanto, teremos 780 peças produzidas com 3 máquinas produzindo 10 horas por dias durante 10 dias.
A quantidade de peças produzidas é: 780 - (letra b)
Vamos aos dados/resoluções:
A regra de três composta é utilizada quando envolve três ou mais grandezas, independente se elas são diretamente ou inversamente proporcionais.
Dessa forma, precisamos encontrar a quantidade de peças que cada máquina conseguirá produzir por hora, logo:
M : 1 máquina ;
M : 5 dias . 4 horas = 20 horas ;
5M . 20 [h] = 260 peças ;
100M = 260 ;
M = 260 / 100 ;
M = 2,6 [peças/hora] ;
Conseguimos ver então, que a produtividade de cada máquina se dará de 2,6 peças por hora. Então precisamos analisar quantas peças serão produzidas por 10 máquinas trabalhando 100 horas:
3 . 100 . 2,6 = x ;
300 . 2,6 = x ;
x = 780, ou seja, 780 peças.
Para saber mais sobre:
https://brainly.com.br/tarefa/38362994
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)