Para preservar o solo e garantir boas colheitas, são necessários certos procedimentos, a fim de garantir uma boa produção agrícola. Explique em que consiste cada uma das técnicas abaixo: a) Plantio direto: b) Adubação: c) Irrigação; d) Rotação de culturas: MATÉRIA É: CIÊNCIAS
Soluções para a tarefa
Resposta:
O plantio direto é um sistema diferenciado de manejo do solo, visando diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas (tratores, arados, etc) sobre o mesmo.
A adubação é a prática agrícola que consiste no fornecimento de adubos ou fertilizantes ao solo, de modo a recuperar ou conservar a sua fertilidade, suprindo a carência de nutrientes e proporcionando o pleno desenvolvimento das culturas vegetais.A adubação correta aumenta a produtividade agrícola. Deve, entretanto, ser usada com moderação. É preciso ter sempre em mente que os adubos são extraídos de rochas, que são recursos naturais não renováveis, ou produzidos em indústrias químicas com riscos para o meio ambiente.
A adubação pode também ser feita com adubos orgânicos. Estes adubos são obtidos a partir da decomposição de restos de plantas ou de esterco de animais (bovinos,aves, etc.), pela ação dos microrganismos e também das minhocas. Há também os chamados adubos verdes que são plantas (geralmente leguminosas) que são cultivadas antes ou junto com a cultura principal. As folhas e palhada dos adubos verdes contém nutrientes que lentamente vão sendo mineralizados e utilizados por outras culturas como por exemplo, fruteiras, café, e até mesmo o milho.
rrigação (do termo latino irrigatione)[1] é uma técnica utilizada na agricultura desenvolvida durante o império persa aquemênida[2][3][4][5][6] que tem, por objetivo, o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação. Complementa a precipitação natural e, em certos casos, enriquece o solo com a deposição de elementos fertilizantes.
Rotação de culturas é uma técnica agrícola de conservação que visa a diminuir a exaustão do solo. Isto é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma de que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo. Consiste em alternar espécies vegetais numa mesma área agrícola.
Explicação: