Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de
razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou
material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina
das Ideias formava-se em sua mente. ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São
Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).
O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de
Platão (427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?
a) Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.
b) Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.
c) Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
d) Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.
e) Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.
Soluções para a tarefa
Explicação :
De acordo com Platão, a realidade e o conhecimento são formulados em mundos distintos: o inteligível e o sensível. As ideias nascem em um mundo inteligível, real e imutável dominadas pela razão e pelos conceitos sendo, portanto, perfeitos. Já o mundo das sensações seria uma mera cópia do mundo inteligível o que as tornariam imperfeitas. Dessa maneira, para Platão as sensações podem nos confundir e induzir ao erro, sendo somente a razão a responsável pela formação do conhecimento.
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Segundo o texto, Platão se situa diante da relação de razão e sensação afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não, LETRA D.
De acordo com Parmênides, o fato de ser possível pensar em alguma coisa resulta no ser, tendo em vista que atribui a ele uma existência.
Raciocine: seria impossível pensar em algo que inexistente (o não ser).
Desta forma, o filósofo afirma que a verdade a ser obtida por meio do conhecimento deve ser simplesmente uma constante, não devendo mudar.
Segundo Parmênides, o conhecimento só se faz possível devido de que nada muda, sendo tudo permanente e imutável. Ele afirma ainda que o movimento trata-se de uma ilusão.
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