Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias formava-se em sua mente.
ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado)
O texto faz referência à relação entre razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C. – 346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?
(A)
Estabelecendo um abismo intransponível entre as duas.
(B)
Privilegiando os sentidos e subordinando o conhecimento a eles.
(C)
Atendo-se à posição de Parmênides de que razão e sensação são inseparáveis.
(D)
Afirmando que a razão é capaz de gerar conhecimento, mas a sensação não.
(E)
Rejeitando a posição de Parmênides de que a sensação é superior à razão.
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Resposta:
Letra D (Afirmando que a razão é capaz...)
Explicação:
De acordo com Platão, a realidade e o conhecimento são formulados em mundos distintos: o inteligível e o sensível. As ideias nascem em um mundo inteligível, real e imutável dominadas pela razão e pelos conceitos sendo, portanto, perfeitos.
Já o mundo das sensações seria uma mera cópia do mundo inteligível o que as tornariam imperfeitas. Dessa maneira, para Platão as sensações podem nos confundir e induzir ao erro, sendo somente a razão a responsável pela formação do conhecimento.
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Resposta:
preciso de uma atividade com resposta 1° e 2° ano de Filosofia
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