para Platão a polis tem uma estrutura tríplice composta de três classes sociais
Soluções para a tarefa
Sim. Platão dividia a pólis ideal em três classes sociais que poderíamos chamar de castas. Isso porque quando uma pessoa nascia em uma classe, não poderia mudá-la durante sua vida, pois fora dado a ela uma função específica a ser exercida.
Na República, Platão explica que algumas pessoas nascem designadas para certas funções: os trabalhadores à vida privada, os guardiões para a proteção da pólis e os filósofos para governar. Nesse sentido, a sociedade precisa se dividir de acordo com isso, já que ela seria justa, segundo Platão, se cada um exercesse a sua função.
Resposta:
A resposta é V-V-V-V.
Para Platão, a alma racional é o que está ligado a sabedoria humana, e deve estar mantendo sob controle as outras duas partes da alma (irascível e concupiscente), pois para ele, a razão é o alinhador da vida do homem. É a razão que permite ao homem entender o bem e o mal e por isso, ela deve servir como "moderadora" das outras partes. A alma irascível, é o que está ligado aos sentimentos humanos e a coragem, vontade de agir, a raiva, o amor, e outras paixões, e que deveria estar sob controle da razão.
No que diz respeito às classes políticas, essas dividem-se em três: Econômica, Militar e Magistrados.
A Classe Econômica diz respeito aos proprietários de terra, artesãos e comerciantes, que seriam os responsáveis por garantir a sobrevivência material da cidade. A Classe Militar diz respeito aos guerreiros, que seriam os responsáveis por defender a cidade. E por fim, a Classe dos Magistrados diz respeito aos sábios e aos legisladores que deveriam contribuir governando o povo e fazendo a lei ser seguida.
Você pode estudar mais sobre a filosofia platônica a partir destes links:
Explicação:
brainly.com.br/tarefa/8527815
brainly.com.br/tarefa/9180104
Bons estudos!