Para Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.), expoente da filosofia da Grécia Antiga – e, em verdade, um dos fundadores da filosofia enquanto ciência e fictícia república de Callipolis.
O sentido de participação popular que deriva do termo democracia se explica já nas origens desta palavra, que, em grego antigo, unia demos (povo) e kratos (poder), constituindo, portanto, o poder do povo ou o governo do povo. Se bem verdade que esta noção de participação popular se mantém vinculada ao termo democracia desde a Grécia Antiga até a atualidade, existem outras concepções que foram gradativamente adicionadas ao conceito para que chegássemos ao que, hoje, se entende por democracia.
Leia o texto e responda as perguntas a seguir:
a) De acordo com Platão (428/427 a.C. – 348/347 a.C.), como deveria se estabelecer o governo? Justifique sua resposta.
b) Como Platão argumenta sobre a opinião popular? Justifique sua resposta.
c) Como se mostra o argumento de Platão sobre a dinâmica democrática? Explique o que o filósofo afirmava sobre a diversidade de características individuais.
Soluções para a tarefa
O governo deve permanecer de acordo com os ideais que mantenham o equilíbrio social, ou seja, pensante.
Platão desenvolveu a Filosofia Idealística,sendo o primeiro a afirmar que além desse mundo físico onde vivemos, existe um outro mundo invisível, como o mundo das ideias.
Platão também viu a filosofia e a democracia como parte do conhecimento e o questionamento como uma forma de buscar a razão das coisas.
A ética;
A política;
O conhecimento e o questionamento como uma forma de buscar a razão das coisas.
A) Em um plano ideal, os governantes deveriam ser indivíduos cujas “almas superiores” fossem capazes de, racionalmente, buscar o bem comum vinculado à ideia de justiça, homens cujas virtudes e educação específicas os tornassem aptos para exercer o comando de uma comunidade, de modo puro e honrado: trata-se dos sábios, dos “filósofos-reis”. Entretanto, entendendo que essa pureza e sabedoria não estão presentes em todos os indivíduos, e reconhecendo que as escolhas dos cidadãos podem refletir essas deficiências.
B) Platão argumenta que a opinião popular pode ser manipulada ou tendenciosa, produzindo uma degeneração do sistema político em etapas sucessivas.
C) O argumento de Platão sobre a dinâmica democrática mostra-se preponderantemente negativo. Isso acontece, em grande medida, porque a existência de uma diversidade de características individuais é encarada nessa dinâmica política como sendo algo nocivo à condução de um bom governo, uma vez que a existência de “almas” desprovidas da racionalidade filosófica se sobreporia às virtudes dos sábios e conduziria a sociedade a uma situação de desordem.