Português, perguntado por jacyvrjlchgs, 4 meses atrás

para Pierre bourdieu e Jean Claude passeron a instituição escolar desempenha um papel de reprodução cultural e social ao privilegiar a cultura das elites em detrimento de toda a diversidade que permite as salas de aulas de acordo com esses autores essa ação da escola entendida como .violência simbólica .solidariedade mecânica . dominação carismática . valorização cultural . produção de mais-valia


giformiguinha: Sobre o movimento negro nos Estados Unidos da América

Soluções para a tarefa

Respondido por Hfashion
37

Resposta: B

Explicação: Violência Simbólica

Respondido por angelpercam2000
2

A repeito dos estudos de Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron sobre a escola, podemos afirmar que a alternativa correta é: violência simbólica.

  • a) Correta. A violência simbólica é um conceito relacionado à imposição da cultura dominante no seio das práticas escolares, em que alunos de diferentes culturas se submetem à aprendizagem de um padrão cultural que representa a elite ocupante dos postos de poder político e social.

Ação pedagógica

Segundo Bourdieu e Passeron, é por meio da ação pedagógica que a escola manifesta a ocorrência da violência simbólica. Por exemplo, em uma aula de Língua Portuguesa, em que o aluno deve pronunciar palavras no plural seguindo as regras da gramática normativa, ou seja, de acordo com a concordância no plural, que não é utilizada na fala pela maioria da população brasileira.  Tal exigência coloca o estudante diante do desafio não só de aprender o português padrão, como também de se adaptar ao seu uso em contextos variados.

Saiba mais sobre ensino e escola em:

https://brainly.com.br/tarefa/51237687

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes