Para Pierre Bourdieu, a escola é um espaço de produção de capital cultural, com diversos agentes e valores sociais envolvidos nesse processo. As opções a seguir consideram a escola a partir do quadro conceitual oferecido pelo sociólogo, à exceção de uma. Assinale–a.
A - A escola é uma ferramenta de poder, que reproduz desigualdades, ao perpetuar de forma implícita hierarquias e constrangimentos.
B - Na escola se desenvolvem lutas pela obtenção e manutenção do poder simbólico, produzindo valores que acabam sendo aceitos pelo senso comum.
C - A escola é um espaço de socialização que proporciona o desenvolvimento integral dos indivíduos, tendo em vista que somos produtores e produtos do meio em que vivemos.
D - O aluno é um ator social ligado à engrenagem da produção simbólica, dela participando como herdeiro e transmissor inconsciente de valores.
E - A escola é um artifício de reafirmação de poderes, onde estruturas sociais diferentes convivem e se enfrentam com seus variados estilos de vida.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá!!! Tudo bem???
03-Para Pierre Bourdieu, a escola é um espaço de produção de capital cultural, com diversos agentes e valores sociais envolvidos nesse processo. As opções a seguir consideram a escola a partir do quadro conceitual oferecido pelo sociólogo, à exceção de uma. Assinale–a.
RESPOSTA CORRETA- c) A escola é um espaço de socialização que proporciona o desenvolvimento integral dos indivíduos, tendo em vista que somos produtores e produtos do meio em que vivemos.
Explicação:
De acordo com Bourdieu, a escola não proporciona desenvolvimento integral, pelo contrário, ela é palco da acentuação das desigualdades e lutas por poder simbólico.
ESPERO TER AJUDADO...
OBS: ACABEI DE FAZER.
A alternativa C está correta.
É importante entender que a formação dos grupos se dá a partir da comunicação e da linguagem, ou seja, a partir de elementos que são comuns entre os pertencentes desse mesmo grupo, por isso o habitus se relaciona com as atividades e quando um grupo está em igualdade seus membros interpretarão corretamente cada sinal.
Para o Bourdieu , Habitus se baseia em um conjunto de fatores que separam as atividades humanas de suas ações, bens entre outros elementos.
Deste modo, o habitus é a forma que o homem realiza suas atividades, como escutar, se vestir, se alimentar por exemplo, podendo ser diferente para cada indivíduo, pois um comportamento nem sempre é distinto para um, podendo ser vulgar para outro.