Para Piaget e Inhelder (1995), o conhecimento tem por função produzir estruturas lógicas que auxiliem o sujeito a se adaptar ao mundo de forma progressiva e mais flexível. Por essa razão, o autor entende que o meio externo regula e corrige o desenvolvimento adaptativo por colocar o sujeito em situações de desequilíbrio. O processo de complexificação de pensamento se daria por estágios, pois considera também os aspectos maturacionais. PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da Criança. São Paulo: Bertrand Brasil, 1995. Sobre os estágios do desenvolvimento cognitivo, analise as afirmativas a seguir: I. O período sensório-motor é riquíssimo na aquisição de esquemas de ação, pois a criança está conhecendo o mundo, agindo sobre ele. II. A capacidade de abstração só é alcançada no período operatório formal, momento em que o jovem consegue estabelecer o pensamento hipotético-dedutivo. III. Crianças no período pré-operatório cometem equívocos de lógica, pois seu pensamento ainda é intuitivo, ou seja, suas respostas baseiam-se em experiências perceptivas ou atuações de ensaio e erro. IV. A criança no período operatório concreto já estabeleceu a reversibilidade completa de raciocínio e a generalização de esquemas e, por isso, consegue se depreender da base concreta para organizar o pensamento lógico. É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
I,II e III.
O período sensório motor, basicamente ocorre até os dois anos da criança, e, uma de suas características principais é o início da coordenação e das sensações vivenciadas, a partir da construção de movimentos motores mais simples, surgindo uma interdependência da criança para o mundo ao seu redor.
Já o estágio personalístico surge a partir dos três/quatro anos, que passa do ato motor ao ato mental, e, é a partir desse momento que a criança passa a construir sua personalidade.
Deste modo, o indivíduo está condicionado ao seu desenvolvimento genético como uma característica que se desenvolve ao longo da vida, onde com o avançar da idade ela passará por diferentes processos de evolução.
O período do quinto ano é o das operações formais (11/12 anos).