Psicologia, perguntado por sindisersaude, 6 meses atrás

Para pesquisadores e estudiosos, o significado da palavra “gênero” e/ou “identidade de gênero” é muito complexo de se definir, uma vez que esse termo perpassa por transitação teórica, ou seja, desloca-se em múltiplos sentidos que envolvem assuntos culturais e biológicos.

Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa correta que defina o termo gênero:



Gênero é definido pelo o genótipo XX para fêmeas e XY para machos.


Gênero é definido como natural e ignora as questões sociais de classe, cultura e etnia.


Gênero é definido no nascimento, pelas cores das roupas e enxovais.


Gênero é definido na identidade do sujeito que exerce diferentes práticas sociais.


Gênero é definido na escola, a partir da educação infantil com a escolha de brinquedos.

Soluções para a tarefa

Respondido por maristelafalves95
1

Resposta:

Resposta correta é:

Gênero é definido na identidade do sujeito que exerce diferentes práticas sociais.

Explicação:

Respondido por AnthonioJorge
1

Segundo as teorias em voga que se impõem no discurso politicamente correto, define-se gênero como sendo a identidade do sujeito em relação às práticas sociais que ele exerce. Logo, a alternativa D seria a correta.

Trata-se de uma questão que ganhou ares complexos com a atualização das políticas de gênero, que distinguem sexo de gênero e desassociam a noção dos genótipos com a noção de identidade de gênero. Há inúmeras controvérsias quanto ao assunto.

Assim, pessoas que nascem com determinados sexos poderiam escolher diferentes gêneros. A discussão por trás destas medidas é filosófica e ideológica: trata-se da velha questão sobre natureza x cultura.

A modernidade rebela-se contra a própria noção de natureza humana. No seu extremo, cai-se na questão de uma autodeterminação cultural: é do homem o poder de determinar cada mínimo aspecto da sua vida, incluindo o próprio gênero.

De um ponto de vista moderno e contemporâneo, trata-se do ápice da liberdade, que se rebela contra qualquer conformismo, principalmente religioso. De um ponto de vista tradicional - e até medieval - trata-se do ápice da arrogância e do orgulho adâmico, que tem como principal objetivo exercer a ação mefistofélica conforme dizia Goethe: negar tudo.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/46901825

Anexos:
Perguntas interessantes