História, perguntado por moneandre100, 10 meses atrás

Para participar do Fórum, leia atentamente a citação de Jacques Le Goff, referenciada por Elane de Costa Oliveira, em seu artigo intitulado “Um terceiro lugar entre o Céu e o Inferno: O Purgatório”:


“A duração dessa penosa estada no Purgatório não depende somente da quantidade de pecados que levam consigo na hora da morte, mas da afeição de seus próximos. Estes – parentes carnais ou parentes artificiais, confrarias das quais faziam parte, ordens religiosas das quais tinham sido benfeitores, santos por quem tinham demonstrado uma devoção particular – podia abreviar-lhes a estada no Purgatório por meio de suas preces, suas oferendas, sua intercessão maior solidariedade entre vivos e mortos” (LE GOFF, 1995, p.75 apud OLIVEIRA, sd, p.3).


Com relação ao conceito de purgatório, podemos encontrar definições religiosas; populares; análises científicas, mas, também, representações artísticas sobre a temática. Como, por exemplo, a minisérie, posteriormente compilada em filme, “O Auto da Compadecida”, uma adaptação da obra homônima de Ariano Suassuna. Tal produção pode ser considerada um exemplo da representação artística de elementos católicos. Nessa ficção, o autor retrata o drama de vida, mas também a fé cristã, de dois personagens principais, João Grilo e Chicó. Em meio à obra, são retratados costumes populares ligados à cultura nordestina e à fé católica, a organização institucional local católica e elementos religiosos católicos como santos e conceitos como o do purgatório.
Com base em seus estudos e na citação de Le Goff exposta acima, participe de seu fórum, dissertando sobre o conceito religioso de purgatório e, com base na minissérie (ou no filme) “O Auto da Compadecida”, disserte sobre as representações e interpretações populares brasileiras a respeito do tema. É importante estabelecer paralelos entre ambas representações.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
1

No filme O Auto da Compadecida” o purgatório é basicamente o local intermediário entre aqueles cujo bem e mal praticados em vida se equivaleriam, de modo que o indivíduo não seria apto a ir para o céu nem para o inferno.

Purgatório é um adjetivo sinônimo de penitência, significa purificação, expiação, local onde ocorreria a purificação das almas humanas que livraram-se da punição eterna do inferno, porém ainda estariam contaminadas pelos pecados do mundo.

Abraços!

Perguntas interessantes