Para Pacheco (1996), o currículo define-se como um projeto e o processo de sua construção e desenvolvimento ocorre de forma interativa. Desta forma, ocorrem inter-relações entre a unidade, continuidade e interdependência sobre o que se decide ao nível do plano normativo, oficial e no real, incluindo os processos de ensino e aprendizagem. Sobre as características quanto à definição do currículo moldado pelos professores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Soluções para a tarefa
O currículo diz respeito aos conteúdos programáticos, plano de curso, o que permite identificar como os alunos podem chegar até aos objetivos que são estabelecidos pela Base Nacional.
Desta forma, entende-se que o currículo não é imutável e permanente, sempre está sendo modificado, conforme a necessidade dos educandos.
O currículo é uma prática pedagógica que realiza a cultura compartilhada por todos, isto é, uma cultura comum. Trata-se de um labirinto.
Obs: Na próxima vez coloque as alternativas para a contribuição ser mais eficaz.
Abraços!
Resposta:
Resposta letra A
Explicação:
I- O currículo é analisado pelos professores no desenvolvimento de sua prática, como agentes ativos na concretização dos conteúdos e dos seus significados.
PORQUE
II- Os professores conseguem refletir sobre sua didática e as ações educativas que são organizadas no trabalho pedagógico, com base na realidade social, cultural e social.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 1996.
Ícone representando resposta correta a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
fundo_transparente_16x16.png b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
fundo_transparente_16x16.png c) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
fundo_transparente_16x16.png d) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.