Para os terraplanistas, o Sol não se põe no horizonte. Na verdade, ele se afasta para a outra borda da Terra até sumir do nosso campo de visão. Por que essa argumentação não é válida? Justifique cientificamente.
Preciso pra hj pfv :(
Soluções para a tarefa
Passados quase 500 anos da expedição do navegador português Fernão de Magalhães ao redor do mundo e quase 50 anos do lançamento da missão espacial Apollo 11, muitas pessoas ainda acreditam que a Terra não é redonda, mas um disco coberto por uma redoma invisível e cercado por uma enorme muralha de gelo.
A teoria da Terra plana, que vem sendo fortemente propagada nas redes sociais nos últimos meses, não é novidade. Por volta do século 16 a.C, os egípcios e mesopotâmios já falam na possibilidade de uma Terra plana, acreditando ser um disco flutuando no oceano. Na época, é claro, a ciência não era avançada.
Mas, mesmo com todas descobertas científicas nos últimos anos, os adeptos da teoria (terraplanistas) seguem firmes na convicção de que a Terra não é esférica. A diferença é que, se antes a teoria estava restrita aos debates acadêmicos, hoje ela atingiu em cheio as redes sociais, caindo na “boca do povo”.
Por que insistem em dizer que a Terra é plana?
O principal expoente das ideias da teoria é a Flat Earth Society. Fundada em 1956 pelo inglês Samuel Shentonem, a organização se fundamenta, em parte, na Bíblia (que, em algumas passagens, apontaria para a existência de uma Terra plana) e, em outra parte, sobre uma abordagem empírica.
A abordagem empírica é baseada na observação. Para a Flat Earth Society, confiar nos próprios sentidos é essencial para discernir a verdadeira natureza do mundo que nos rodeia. Se o mundo é plano, o fundo das nuvens é plano, o movimento do sol é plano, não haveria como acreditar em uma Terra esférica.
Quando pensamos em evidências de que a Terra é redonda, costumamos dizer que aprendemos assim na escola ou mesmo apontar fotografias retiradas durante missões espaciais. Em nosso cotidiano, no ritmo acelerado de nossas vidas, realmente não há como notar que a Terra é esférica.
Isso leva algumas pessoas a realmente acreditar que a Terra é plana. Afinal, quando olhamos ao nosso redor, estamos enxergando um mundo plano. Os terraplanistas perceberam esta fragilidade e, a partir dela, construíram argumentos minimamente críveis para fundamentá-la.
Embora o empirismo seja um método útil para diversas áreas do conhecimento, reconhecer sua validade no campo da astronomia é temerário. Colocar uma régua no horizonte, na praia, não prova que a Terra é plana. Nosso planeta é tão grande que é impossível perceber sua curva de uma distância pequena.
Precisamos ir mais longe para perceber a curva. É preciso atingir em torno de 60.000 pés (18.000 metros acima do nível do mar) para ver a curvatura da Terra. O avião comercial supersônico Concorde, produzido pela British Aircraft Corporation e pela Aérospatiale, conseguiu esta façanha na década de 70.
Por razões financeiras, muitos de nós jamais teremos a oportunidade de viajar em novos Concordes ou ir ao espaço para conferir a curva com nossos próprios olhos. Contudo, não é preciso ir tão longe para entender por que os argumentos dos terraplanistas simplesmente não convencem.
1. Se a Terra é plana, por que ninguém jamais viu a muralha de gelo?
De acordo com os terraplanistas, a Terra tem a forma de um disco. No modelo aceito entre os membros da Flat Earth Society, o Ártico está no centro do disco, enquanto a Antártica é a parede ao redor da borda. Assim, o planeta estaria cercado, de todos os lados, por uma parede de gelo que retém os oceanos.
A Antártica seria uma grande muralha de gelo que circunda a Terra, cuja função é manter os oceanos, impedindo que se espalhem por toda a Terra, e nos proteger de tudo que estiver além deles. Na imagem a seguir vemos um modelo de Terra plana.