Para os signatários do "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" de 1932, o novo homem, com hábitos novos de adaptabilidade e ajustamento, não pode ser formado pela maneira estática da escola tradicional. Pretendendo superar o que consideravam limitações da escola tradicional, o movimento denominado Escola Nova propõe:
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra E: uma escola que seja pública, gratuita, obrigatória, laica e única, em que o aluno é centro do processo educativo
A Escola Nova foi um movimento criado ainda no século XX, com o intuito de trazer renovações para a educação, de pensá-la em um viés progressista.
O movimento da Escola Nova teve como inspiração a escola progressista da educação, em que o ensino constrói o seu conhecimento de forma consciente.
O professor deve se enxergar como mediador do conhecimento, para isso, os alunos atuam como protagonistas do seu conhecimento.
Nesse modelo os alunos não são apenas ouvintes, mas protagonistas e participativos. A Escola Nova promove discussões coletivas, por meio de debates, que permitem que o aluno desenvolva o pensamento crítico.
Abraços!