História, perguntado por sofaela, 1 ano atrás

Para os Sabinos, o que prevalecia no Brasil após a independência do país era o 'colonialismo de Corte'. O que isso significava?

A)Que não houve independência, pois a situação de dependência de Portugal se matinha.
B)Uma expressão de uma insatisfação com a centralização política no Rio de Janeiro e com o crescente abafamento de pleitos locais em nome da unidade nacional.
C)A insatisfação com o dato de a regência no Rio de Janeiro ficar, desde a abdicação de Pedro I, sob o controle dos restauracionistas, que pretendiam a volta à colonização.
D)Que os sabinos eram a expressão dos 'Exaltados' já que, durante a sublevação, em nenhum momento abriram mão de se separarem do Brasil.
E)pesar das intensas lutas federalistas que antecederam a Sabinada aquelas não tinham nenhuma conexão com esta, já que criticavam a separação da província da Bahia do restante do Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
57

No caso podemos afirmar que a resposta certa é a: A)Que não houve independência, pois a situação de dependência de Portugal se matinha.

Isso porque no tempo do Brasil imperial muitas eram as dependências de Portugal ainda.

Tal fator se deve ao fato de que o Brasil ainda não tinha desenvolvido suas próprias formas de geração da economia.

Assim, a dependência políticas e econômica ficou ainda muito evidente o que incomodava as diversas parcelas da sociedade brasileira.

espero ter ajudado!

Respondido por anninha26brainly
14

Resposta:

Letras B

Explicação:

Somente a proposição B está correta. A  constituição brasileira de 1824 foi centralizada concedendo muito poder ao imperador através do poder moderando, padroado e beneplácito, nomeação do presidente da província pelo imperador, etc. Dessa forma, as elites das províncias foram sufocadas por esta carta gerando inúmeros conflitos contra o poder central como a Confederação do Equador, 1824 em Pernambuco, Farroupilha no Rio grande do Sul entre 1835-45 e a Sabinada na Bahia que defendeu uma separação provisória da Bahia em relação ao Brasil. Daí o 'Colonialismo de Corte', uma excessiva centralização do poder no Rio de Janeiro prejudicando as demais elite.

Perguntas interessantes