Para os racionalistas do século XVII, a essência do ser humano é a razão. Pascal e, mais tarde a psicologia do inconsciente questionaram essa afirmação, no entendimento de que a racionalidade não tem tanta hegemonia na alma ou mente humana. Qual é a sua interpretação a respeito desse tema? Como você vê a si mesmo e as pessoas que conhece? Reúna-se com os colegas para debater esse tema.
Soluções para a tarefa
Bom dia !
A racionalidade é algo que diferencia os seres humanos dos outros animais, mas não significa necessariamente que ela faz parte da alma, ser racional significa pensar e desenvolver um pensamento crítico sobre a sua realidade de acordo com preceitos éticos e morais, no entanto, isso não quer dizer que o juízo de valores que fazemos a respeito das coisas está certo.
Ao pensarmos em alma, diretamente ligamos este pensamento a algo supremo, a alma não tem juízo de valores porque é pura sensível e perfeita e se difere do ser humano, porém, ela faz parte do que é bom dentro do ser humano e dá a capacidade de sensibilidade a ele.
A racionalidade é algo que diferencia os seres humanos dos outros animais, mas não significa necessariamente que ela faz parte da alma,