Para os grupos sanguíneos do sistema ABO, existem três alelos comuns na população humana. Dois (alelos A e B) são codominantes entre si e o outro (alelo O) é recessivo em relação aos outros dois. De acordo com essas informações abaixo, verifique cada item e justifique:
I. Se o pai for do grupo sanguíneo O, e a mãe com alelo IAIB, os filhos podem ser do grupo sanguíneo O ? Justifique.
II. Se um dos pais possui os alelos IAIA, e o outro possui os alelos ii, todos os filhos serão do grupo sanguíneo A? Justifique.
III. Se um dos pais é do grupo sanguíneo AB, e o outro possui os alelos ii , os filhos
poderão ser do grupo sanguíneo A ou B? Justifique.
Soluções para a tarefa
Para uma melhor explicação, considere:
IA = A
IB = B
i = o
Os alelos se agrupam em pares, e recebemos um alelo do pai e um alelo da mãe para formar nosso tipo sanguíneo, que são:
- Sangue tipo O: ii
- Sangue tipo A: AA ou Ao
- Sangue tipo B: BB ou Bo
- Sangue tipo AB: AB
***Exemplo: Recebendo o alelo dominante A da minha mãe e também do meu pai eu tenho os alelos AA e sou do tipo sanguíneo A
***Exemplo: Recebendo o alelo dominante A da minha mãe e o alelo recessivo "o" do meu pai eu tenho os alelos Ao e sou tipo sanguíneo A
Os alelos A e B são ambos dominantes enquanto o "o" é recessivo, o que significa que:
- Ao = dominancia do A sobre o "o", por isso o tipo sanguíneo é A
- Bo = dominancia do B sobre o "o", por isso o tipo sanguíneo é B
- oo = sem nenhum dos dois alelos dominantes ( o A ou o B) atuando o alelo "o" consegue se expressar, por isso a pessoa é tipo sanguíneo O
- AB = como ambos os alelos são dominantes eles expressam co-dominância e o tipo de sangue é o AB
- AA = somente alelos A dominante, tipo sanguíneo A
- BB = somente alelos B dominante, tipo sanguíneo B
Dessa forma: uma pessoa só é tipo O se o pai e a mãe lhe passarem o alelo "o".
Respostas:
I. Não. Se o pai for do tipo sanguíneo O ele expressa alelos do tipo oo, se a mãe for do tipo sanguíneo AB ela expressa alelos do tipo AB. Isso significa que a mãe não possui o alelo "o" para passar ao filho, somente o alelo A ou o B, enquanto o pai só pode passar o alelo "o". O filho vai ser obrigatoriamente do tipo A (Ao) ou do tipo B (Bo).
II. Sim. O pai AA sempre vai doar o alelo A dominante para os filhos, enquanto o pai oo vai doar o alelo "o" recessivo para os filhos. O que significa que o tipo sanguíneo de todos os filhos vai ser A (Ao).
III. Os filhos podem ser do tipo A ou do tipo B. Isso porque o pai AB vai doar o alelo dominante A ou o B para o filho, enquanto o pai oo vai doar somente o alelo recessivo "o" para o filho. Com o cruzamento genético os filhos tem 50% de chance de serem do tipo A (Ao) e 50% de chance de serem do tipo B (Bo).