para os gregos antigos a matéria é eterna portanto Deus não é o criador e para Aristóteles Qual a descrição de Deus?
Soluções para a tarefa
Resposta:
para os gregos não uma concepção de "Deus"
Explicação:
Para os pensadores gregos não uma concepção de Deus, é ao longo da história que é atribuído ao pensamento grego o conceito de Deus, identificado por pensadores posteriores aos clássicos e com o avanço do monoteísmo é que ganha este conceito. Em Aristóteles este principio é chamado de "motor imóvel", ou seja aquele que gera as coisas, o movimento, sem que ele próprio mova-se. E como você afirmou, ele não cria, mas é o gerador de todas as coisas, é o que da forma ao caótico. Pois todo movimento é gerado por um outro movimento anterior a ele, e é necessário um "motor" que gere esse movimento, sem que haja movimento antes a ele, por isso denominado "imóvel"(motor imóvel)
Para Aristóteles, Deus é caracterizado como "motor imóvel", ou seja, ele move todas as coisas, mas nada está em potência para movê-lo.
Vamos entender melhor como Aristóteles pensava o ser divino.
O Deus de Aristóteles
- O Deus de Aristóteles não era cristão, como nós, em sua maioria, concebemos. Como Aristóteles viveu antes de Cristo, ele não conhecera o Cristianismo nem o Judaísmo.
- Todavia, nas suas teorias filosóficas, entendia que havia um ser "supremo", isto é, primeiro motor, que moveria tudo, mas que não poderia ser movido por nada, pois assim perderia a sua perfeição.
- Assim, o deus aristotélico não influencia diretamente a vida das pessoas, como os deuses gregos ou o Deus cristão.
- O deus "movente, mas não movido" era capaz (potente) de mover os demais seres, porém não poderia ser impulsionado por nada mais que não fosse por si próprio, pois encontra-se em ato, ou seja, em estado perfeito e imutável.
Saiba mais sobre Aristóteles em: https://brainly.com.br/tarefa/27833737