Para os filósofos da Idade Média, o fato do cristianismo significar a verdade era um dado praticamente irrefutável. A questão era saber se tínhamos que simplesmente acreditar na revelação cristã, ou se também podíamos nos aproximar das verdades cristãs com a ajuda de nossa razão. Qual era a relação entre os filósofos gregos e as doutrinas da bíblia? Havia uma contradição entre a fé e a razão ou será que a fé e o conhecimento podiam conviver em harmonia? Quase toda a filosofia da Idade Média gira em torno dessas questões."
(GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 192-193.)
Acerca da Filosofia na Idade Média, assinale a alternativa INCORRETA:
a)
Muitos pensadores da Idade Média defendiam a ideia de que a razão seria desnecessária e que tudo o que as pessoas precisavam estava presente na fé e na Bíblia, o livro sagrado cristão.
b) No período da Idade Média, a filosofia era vista positivamente, pois os líderes religiosos da Igreja Católica e muitos pensadores da época defendiam a ideia de que a razão seria imprescindível.
c) A Filosofia cristã na Idade Média é dividida em dois períodos: Filosofia patrística (século I a VII) e Filosofia escolástica (século IX a XV).
d) Durante o período da Idade Média, no campo da Filosofia, ocorreu um sincretismo entre as crenças religiosas e o conhecimento clássico: os filósofos medievais foram influenciados por Platão e Aristóteles.
e) Neste período iniciou-se uma disputa entre aqueles que acreditavam que a Filosofia era um elemento necessário para compreender a fé e os que defendiam que a Filosofia era contrária à fé.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
a resposta é o item e
Usuário anônimo:
esta e a resposta incorreta ??
Perguntas interessantes