Para os assistentes sociais é uma constante luta por demonstrar as necessidades do desenvolvimento e desempenho da responsabilidade social no contexto empresarial. Esta fato se deve a natureza matemática da contabilidade e da administração que estão intrínsecas nas rotinas de quaisquer empresas, que necessitam de fechamentos exatos e positivos em seus processos. Deste modo, os argumentos contra a responsabilidade social são constantes entraves para o desempenho das atividades profissionais de serviço social.
Considerando o texto e os argumentos contra a responsabilidade social, analise as afirmações a seguir:
I. Os administradores tem em seu discurso que é função do governo o desempenho da responsabilidade social.
II. Os índices são formas de medir a performance das atividades empresariais e os programas sociais muitas vezes não são mensurados de modo adequado.
III.O direcionamento de recursos para fins sociais é uma forma de investimento para as empresas que não tem mais no lucro sua prioridade.
IV. As empresas representadas por seus líderes, tem preparo adequado para identificar e tratar problemas sociais, desta forma, atingem os interesses sociais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I apenas.
Alternativa 2:
I e II apenas.
Alternativa 3:
III e IV apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV
Soluções para a tarefa
A alternativa correta da questão é a 4: II, III e IV, apenas.
A Responsabilidade Social é um dos pilares que compõem o Tripé da Sustentabilidade e as empresas que praticam a Responsabilidade Social não visam apenas o lucro como prioridade, mas o bem estar social da comunidade.
Assim, não podemos afirmar que todos os administradores colocam no governo no desempenho da responsabilidade social. É fato que alguns assumem a responsabilidade e outras empresas deixam a cargo do governo essa responsabilidade.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Alternativa 2 - Estão corretas apenas as assertivas I e II
Explicação:
Segundo o livro didático, entendo como argumentos CONTRA a responsabilidade social:
I. Os administradores tem em seu discurso que é função do governo o desempenho da responsabilidade social (correta) - Trecho do livro - página 29: "Essa é função maior do governo; ao vincular empresa ao governo, criará
uma força poderosa demais na sociedade e, em última instância, comprometerá o papel do governo na regulamentação da empresa".
II. Os índices são formas de medir a performance das atividades empresariais e os programas sociais muitas vezes não são mensurados de modo adequado (correta) - Trecho do livro - página 29: "A empresa precisa medir o desempenho, e os programas de ação social muitas vezes não conseguem medir índices de sucesso. Geralmente há um conflito inerente entre o modo como a empresa funciona e o modo como operam os programas sociais".
III. O direcionamento de recursos para fins sociais é uma forma de investimento para as empresas que não tem mais no lucro sua prioridade. Esta eu consideraria correta, porém, como não se encaixa nas alternativas e como um dos argumentos contra a responsabilidade social é a maximização de lucros pelas empresas, considerei-a incorreta.
IV. As empresas representadas por seus líderes, tem preparo adequado para identificar e tratar problemas sociais, desta forma, atingem os interesses sociais (incorreta) - As empresas não têm preparo adequado para identificar e tratar os problemas sociais. Trechos do livro - página 29: "Não há razão para supor que os líderes empresariais tenham a capacidade de determinar o que é de interesse social. Cientistas sociais e administradores do governo muitas vezes não conseguem chegar a um acordo sobre metas de interesse social. Por que supor que os líderes empresariais possam fazer um trabalho melhor de definir o interesse social?" e "Os líderes empresariais não dispõem de habilidades especializadas necessárias para alcançar metas de interesses sociais".