História, perguntado por raadejdksnsala, 2 meses atrás

PARA ONTEM !!!!!

Para montar os primeiros engenhos no Brasil, os portugueses pediram empréstimos aos holandeses. Estes os concederam. Mas, em troca, exigiram o controle sobre a refinação e a venda do açúcar brasileiro na Europa. Com isso acabaram ficando também com a maior parte dos lucros obtidos com o negócio do açúcar.

Ao financiar a produção de açúcar no nordeste do Brasil colonial, os holandeses

A. conseguiram garantir o controle político da região açucareira.

B. abriram mão da produção ficando apenas com as negociações.

C. afastaram os portugueses do negócio ficando como únicos produtores.

D. passaram a dominar o mercado açucareiro europeu.



2 pergunta

Apesar das curtas experiências coloniais francesas no atual território brasileiro, é possível fazer algumas comparações entre os empreendimentos coloniais franceses e portugueses.

Após a chegada dos franceses, o historiador Antônio Noberto conta que o litoral do Maranhão era feito de entreposto e fazia a ligação entre o Amazonas e os portos franceses da Bretanha e da Normandia. O porto principal era em São Luís, onde hoje está a região da Ponta d'Areia.

Assim como as colônias portuguesas na América, a colônia da França Equinocial (atual São Luís, MA) também tinha como objetivo

A. povoar territórios americanos até então desabitados.

B. impedir a mineração de pedras e metais preciosos.

C. garantir o controle sobre o comércio de produtos tropicais.

D. diminuir a instalação de engenhos de açúcar.


3 pergunta

Quando os bandeirantes paulistas finalmente encontraram as tão cobiçadas minas de ouro no interior da colônia, a escravização de africanos já era difundida no Brasil, principalmente na região Nordeste.

As Minas foram incorporadas ao âmbito da colonização no exato momento em que Palmares estava sendo destruído pelos paulistas: de 1693 data primeiro descoberto aurífero, de 1695 a destruição do famoso quilombo [...]. O trabalho da mineração exigiu, de imediato, grandes quantidades de cativos; e a revolta das Alagoas [...] pairou, portanto, como exemplo a ser evitado.

Durante a introdução de africanos escravizados na região das Minas, pode-se observar que a(o)

A. mão de obra utilizada nas Minas era fornecida exclusivamente pelos bandeirantes paulistas.

B. grande preocupação dos colonos era sobre os mecanismos de resistência elaborados pela população escravizada.

C. desenvolvimento da mineração não chegou a ter um impacto relevante sobre o tráfico de escravos.

D. caso de Palmares ("revolta de Alagoas") fez com que os colonos adotassem a mão de obra assalariada.


4 e última

a principal relação de trabalho no Brasil. A mistura de lembranças do passado com a vida no cativeiro possibilitou desenvolver uma maneira aos africanos de suportar a condição de escravizados. Era preciso um jeito novo para lidar com a opressão do senhor branco e para se comunicar com outros africanos de origens diferentes. Enfim, para preservar a humanidade que a escravidão insistia em querer tirar."

De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre OS mecanismos de resistência à escravidão e a manutenção da cultura africana, julgue a alternativa a seguir marcando C para certo ou E para errado:

Os quilombos foram importantes mecanismos escravista. de Os resistência escravos ao sistema fugidos podiam constituir suas cidades e manterem uma relação pacífica com os brancos, graças ao reconhecimento que os quilombos possuíam da coroa portuguesa.

C. Certo

E. Errado


ajuda por favor até 23:00

Soluções para a tarefa

Respondido por juliellenluizcunha
2

1. Letra D. Ao ter o controle do refinamento do açúcar e venda do produto na Europa, a Holanda conquistou o domínio do mercado açucareiro. Somado a isso, a Holanda possuía a produção de açúcar em ilhas da América Central.

2. Letra C. Ao ter o domínio de parte do Maranhão e acesso ao porto de São Luís, a França estava na intenção de garantir o controle sobre o comércio de produtos tropicais, os quais eram muito valorizados na Europa.

3. Letra B. No período do ciclo do ouro em Minas Gerais, foi necessário aumentar o número de escravos no Brasil, para suprir a necessidade de mão de obra nas minas. Entretanto, aumentaram também os mecanismo de resistência dos negros à escravidão, com a formação de quilombos, por exemplo.

4. Errado. Os quilombos eram comunidades de escravos fugitivos e que exerciam resistência ao sistema de escravidão imposto pela Coroa.

Espero ter ajudado, bons estudos!


alicepsilva67: Obrigada você ajudou.
Perguntas interessantes