Biologia, perguntado por milenacapellaro, 1 ano atrás

Para onde vão os nutrientes depois de absorvidos?

Soluções para a tarefa

Respondido por annechan
8

Vão para a corrente sanguinea que fará a distribuição de tudo... Alguns nutrientes podem ser estocados por um período de tempo, enquanto que outros quando há excesso são descartados na urina... exemplo: Glicose pode ser estocada mas a vitamina C é descartada quando há excesso... 
Bom, depois de distribuidos eles acabam nas células, onde são usados... transformados, etc... o lixo resultante vai para urina...
Respondido por alevini
2
Carboidratos
São quebrados na boca, pela enzima amilase salivar, ou ptialina, e no intestino, pela amilase pacreática.
Eles são utilizadas como fonte de energia na respiração celular para a formação de ATP.

Vitaminas e íons
Atuam como "auxiliadores", ativando certas enzimas. A falta de vitaminas pode acarretar em vitaminoses, e seu excesso também traz problemas à saúde. Os íons também atuam como cofatores enzimáticos, assim como as enzimas.

Lipídios
Formados pela esterificação entre um álcool e um ácido graxo.

Possuem várias funções no organismo, desde o armazenamento até formação de hormônios. Os triglicerídios são armazenados no tecido adiposo, como uma fonte energética alternativa, caso falte carboidratos, como quando o indivíduo ingere pouco alimento.

Os triglicerídios são formados pelo glicerol e três ácidos graxos.

Os esteroides, outro tipo de lipídio, é utilizado na formação de hormônios, como a testosterona.
Há também os cerídios, que são produzidos nos nossos ouvidos, mas é mais notável nas plantas para sua impermeabilização.

Os cerídios são formados por um álcool de cadeia longa e um ácido graxo.

Também há um lipídio composto, extremamente importante em nosso organismo e de qualquer outro ser vivo, os fosfolipídios, já que são eles que compõe a membrana plasmática da célula. Por que composto? Pelo fato de ele ser formado por um grupo além do álcool e do ácido graxo, o grupo fosfato.

Claro que ainda há muito mais tipos de lipídios, mas esses são os principais estudados no Médio.

Proteínas
Sua quebra se dá no estômago e no intestino. O resultado dessa quebra são os aminoácidos, os monômeros da proteína, que é um polímero.
Esses aminoácidos são utilizados pelo corpo para a produção de outras proteínas.
Elas possuem funções: plástica (colágeno), imunológica (anticorpos), transporte (hemoglobina), hormonal (insulina), enzimática, controle osmótico, reserva.

Na quantidade certa, tudo o que é necessário é absorvido pelo corpo e utilizado nas mais diversas funções, como citado acima.

Quando há excesso desses nutrientes, eles podem se acumular no organismo ou serem eliminados pela urina. As vitaminas são mais facilmente eliminadas pela urina, mas as proteínas, por exemplo, podem "trancar" no rins durante esse mesmo caminho, ocasionando as pedras no rins.

Se estiver faltando algo é só avisar!

Perguntas interessantes