Português, perguntado por luizhenriquelo2022, 3 meses atrás

Para o semioticista, o signo é composto por uma tríade em três níveis, do ponto de vista do próprio signo, em relação ao seu objeto dinâmico (aquilo que representa) e em relação ao interpretante. Cada uma delas se desdobra em três subcategorias. A relação mais estudada é do ponto de vista do objeto dinâmico e esta se divide em símbolo, índice e ícone. Os símbolos referem-se a uma representação subjetiva, em que o significante não estabelece uma relação direta com o significado, mas essa relação ocorre por meio de uma convenção, como por exemplo: símbolos de trânsito, alfabeto etc.



Sobre o período inicial da Escola de Tartú-Moscou, julgue as afirmativas:

I. Havia uma intensa produção baseada nos princípios do estruturalismo.

II. Charles Peirce foi um dos nomes do estudo ligado à vertente semiótica Russa.

III. As primeiras reflexões semióticas culturais aparecem ancoradas na comunicação, na linguagem e na literatura até contemplar os elementos culturais.

IV. A semiótica da cultura tem como representante o semioticista Algirdas Greimas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I e II, apenas.

b)
II e IV, apenas.

c)
I e III, apenas.

d)
I e IV, apenas.

e)
II e III, apenas.

2)
O criador e impulsionador Yuri Lotman Lotman (2000) define cultura como um sistema perceptível de textos, enquanto linguagem, organizados por associações e representados por signos linguísticos: índices, símbolos e ícones, que constituem a nossa linguagem. O homem, como ser cultural, comunica-se por meio desses signos, que, por sua vez, acabam funcionando como controladores da humanidade, a partir do que Jean Baudrillard (1981) denomina simulacro, ou seja, o signo prevalece sobre o significado.

A cultura pode se tomada como estrutura quando:

Alternativas:

a)
através da análise e interpretação sígnica, estrutura as percepções e interpretações da teoria do texto.

b)
através dos códigos culturais,que permitem organizar estruturalmente o mundo que rodeia o homem.

c)
através da interpretação da cultura, como uma espécie de texto fechado, direciona o comportamento humano.

d)
através da análise conceitual da teoria do percurso gerativo de sentido, classifica estruturalmente, elementos culturais.

e)
através da leitura e compreensão da teoria e compreensão da teoria greimasiana, estrutura conceitos da análise cultural.
A Semiótica da Cultura (SC) é um referencial teórico desenvolvido por um grupo de pesquisadores da antiga União Soviética, chamado Escola de Tártu-Moscou/ETM. Essa corrente abrange um legado de discussões, que se dobra sobre aspectos sociais, filosóficos, tecnológicos que, de alguma forma, têm influência sobre a produção sígnica de determinada cultura e dão conta dos processos de significação e de comunicação de um grupo social.

As três funções basilares dos códigos/textos culturais são:

Alternativas:

a)
análise, compreensão e memória.

b)
memória, síntese e aplicação.

c)
modelização, formação de sentido e síntese.

d)
aplicação, memória e formação de sentido.

e)
comunicação, formação de sentido e memória.

4)
A Semiótica Discursiva (doravante denominada SD), inicialmente, recebeu o nome de Semântica Estrutural por seu fundador Algirdas Julien Greimas e, devido a esse estudioso, também pode ser chamada de Semiótica Greimasiana. É considerada uma disciplina em desenvolvimento, ou seja, não está acabada, “não é facta, mas in fieri. Por isso, a todo momento, está repensando-se, modificando-se, refazendo-se, corrigindo-se.” (FIORIN, 1999).

Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2018.

Sobre o percurso gerativo de sentido, pode-se afirmar que constitui uma trajetória formada pelos níveis

Alternativas:

a)
fundamental - narrativo - discursivo.

b)
elemental - discursivo - apelativo.

c)
básico - interpretativo - enfático.

d)
superficial - dissertativo - determinante.

e)
externo - descritivo - avaliativo.

Soluções para a tarefa

Respondido por gutofeliciano
10

Resposta:

1 c)

I e III, apenas.

2 b)

através dos códigos culturais,que  permitem organizar estruturalmente o mundo que rodeia o homem.

3 e)

comunicação, formação de sentido e memória.

4a)

fundamental - narrativo - discursivo.

Corrigido AVA

Explicação: .


RoselaineMaciel: As respostas estão corretas. Corrigidas pelo AVA
Phelippe93: parabéns! tudo certo.
Respondido por RoselaineMaciel
4

Resposta:

Adg2 - Semiótica

Explicação:

Respostas corretas e corrigidas pelo AVA

1.   c) I e III, apenas.

2.   b) através dos códigos culturais, que  permitem organizar estruturalmente o mundo que rodeia o homem.

3.   e) comunicação, formação de sentido e memória.

4.   a) fundamental - narrativo - discursivo.

Perguntas interessantes