Contabilidade, perguntado por udelma, 10 meses atrás

Para o registro contábil da receita, é preciso saber por quanto (mensuração) e quando (reconhecimento) ela deve ser registrada. Deste modo, de acordo, com o item 9 do CPC 30 – Receitas, “a receita deve ser mensurada pelo valor justo da contraprestação recebida ou a receber” (MARTINS et al., 2013, p. 571).

Com isso, introduz mudança significativa de prática contábil quanto à sua mensuração. Quando uma receita é gerada por uma venda à vista, por exemplo, não há mudança na forma de registro, Todavia, de acordo com o item 11 do CPC 30, quando o ingresso de caixa ou seu equivalente vier a ser diferido, o valor justo da contraprestação pode vir a ser menor do que o valor nominal do caixa recebido ou a receber.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
c) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, uma proposição falsa.
d) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, uma proposição verdadeira.
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por luisfernandob4mv49
1

Resposta: a)

Explicação: A mensuração de receita de vendas é feita pelo valor justo, que é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

Ante o exposto, uma venda a vista, não há qualquer mudança na forma de registro, já que não houve interferência da parte vendedora em atribuir juros ao valor de venda. Todavia, quando o ingresso de caixa ou equivalente vier a ser diferido (venda a prazo), o valor justo da contraprestação (valor a vista) poderá vir a ser menor do que o valor nominal do caixa (valor a prazo) recebido ou a receber.

Perguntas interessantes