Filosofia, perguntado por lucasmoura8690, 7 meses atrás

Para o pensamento pós-moderno, a ciência não consiste no estudo de um objeto existente na realidade, e sim na construção desse objeto pelo pesquisador. As ideias pós-modernas poderiam levar a duas suposições: a de que não há motivos para valorizar a razão e a de que a filosofia já não tem razão para existir. Essas duas suposições constituem o que o pensador Boaventura de Sousa Santos (1940) denomina razão indolente. Para esse pensador, o que é razão indolente?

(A)Uma razão preguiçosa, que não se contenta em transformar as intempéries da modernidade em desculpa para não aceitar o mundo tal como parece, perguntando sempre se essa aparência é a realidade verdadeira.

(B)Uma prática que consiste em equiparar o pensamento sob a ótica financeira do extermínio e da suposição, preocupando-se exclusivamente com sua aparência e sem perguntar se ela é real.

(C)Uma razão sábia que sempre questiona os impasses da modernidade sem desculpar os reais traços do mundo tal como parece, sem preguntar se essa aparência é a razão verdadeira.

(D)Uma razão preguiçosa, que se contenta em transformar os impasses da modernidade em desculpa para aceitar o mundo tal como aparece, sem perguntar se essa aparência é a realidade verdadeira.

(E)Um movimento inverso da razão indolente, que não se preocupa e se contenta com as coisas do mundo, transformando tudo ao seu redor, mas antes perguntando se essas coisas são reais e verdadeiras.

Soluções para a tarefa

Respondido por deniserasch05
1

Resposta:

A)Uma razão preguiçosa, que não se contenta em transformar as intempéries da modernidade em desculpa para não aceitar o mundo tal como parece, perguntando sempre se essa aparência é a realidade verdadeira.

Explicação:

Perguntas interessantes