Para o IPEA (2012), "a desigualdade brasileira está entre as 12 mais altas do mundo, apesar de estar no piso das séries históricas. Ela reflete, como um espelho, o nível e as mudanças das diferenças de renda entre países do mundo. Em particular, reflete também a queda observada da última década. Já a desigualdade interna de outros países segue movimento inverso. Sobe antes e depois da crise dos países desenvolvidos, assim como no "boom" da China e da Índia, como fez aqui nos anos de 1960. O crescimento econômico da China e Índia, que abrigam metade dos pobres do mundo, determina por si queda inédita da desigualdade mundial no último século."
IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. A década Inclusiva 2001 - 2011: Desigualdade, Pobreza e Políticas de Renda. Brasília, 2012. p. 3.
Segundo o contexto proposto, leia as afirmações.
I - O aumento da pobreza implica um reforço da exclusão, uma vez que os direitos do cidadão estão totalmente garantidos na prática.
II - Apesar de o Brasil ocupar a oitava colocação na economia mundial em 2007 (PIB), há profundas desigualdades e injustiça social.
III - No Brasil, assim como nos países periféricos, a exclusão social foi associada à pobreza. Afinal, a forma mais ampla de exclusão é a exclusão econômica.
IV - Várias cidades brasileiras, desde o fim década de 1980, passaram a incorporar nos planejamentos das políticas públicas a análise dos indicadores sociais.
É correto o que se lê em:
ALTERNATIVAS
I e II
II e III
I, II e III
I, III e IV
II, III e IV
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
II III IV acredito que sejam estas..
Perguntas interessantes
Artes,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás