Para o historiador Robert O. Paxton (2007) o Fascismo é produto típico do século XX. Para entender como este complexo fenômeno, nascido na Itália da década de 1920, é importante compreende-lo tanto em sua dimensão discursiva, como prática no âmbito político. Tomando como pressuposto as singularidades do regime fascista na Itália, assinale a opção CORRETA: *
a) Entre os fascistas havia um forte apelo ao capitalismo como modelo ideal de produção, mas sendo estes influenciados por vertentes socialistas, criticavam a exploração do proletariado.
b) O fascismo preconizava a unidade nacional em detrimento do interesse individual e mesmo que sua ascensão tenha sido marcada por episódios de violência, obteve apoio considerável de pessoas comuns e setores da elite.
c) Não é possível situar o fascismo italiano como regime de direita ou esquerda, assim este encontra-se no centro, como conciliador dos extremos.
d) A intervenção estatal na economia foi vista com maus olhos por parte do empresariado, contudo, mas o regime fascista italiano ainda tinha amplo apoio popular para continuar no poder.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa Correta: B) O fascismo preconizava a unidade nacional em detrimento do interesse individual e mesmo que sua ascensão tenha sido marcada por episódios de violência, obteve apoio considerável de pessoas comuns e setores da elite.
Sobre o fascismo um fenômeno complexo nascido na Itália na década de 1920, pode-se afirmar que “O fascismo preconizava a unidade nacional em detrimento do interesse individual e mesmo que sua ascensão tenha sido marcada por episódios de violência, obteve apoio considerável de pessoas comuns e setores da elite.” (alternativa b).
Os interesses do Estado eram mais importantes que os individuais
Para os fascistas, as individualidades deveriam ser deixadas de lado a favor dos ideais do Estado. O objetivo do fascismo era a formação de um Estado forte e centralizado, onde o desejo de uma pessoa ou grupo minoritário era considerado de menor importância frente às necessidades da construção de um Estado forte e militarizado.
Em 1922, devido às graves crises econômicas e turbulências sociais ocorridas na Itália e o temor da ascensão de movimentos de esquerda, Benito Mussolini chega ao poder, nomeado pelo rei Vitor Emanuel III.
Sua nomeação ocorreu através da pressão feita por vários grupos da sociedade, que tinham receio do avanço comunista. Ele foi o principal responsável pela implantação do fascismo na Itália.
O Estado passa a controlar toda a sociedade
Ao chegar ao poder Benito Mussolini organiza a sociedade conforme os ideais fascistas através da instituição de um Estado corporativista em que os sindicatos de trabalhadores e patrões eram controlados pelo Estado.
Também se associou à Igreja Católica e colocou na ilegalidade todos os partidos políticos, permitido apenas a presença do partido fascista. Desta maneira o Estado passou a controlar diversos setores da sociedade, estando presente em todas as etapas da vida dos cidadãos e exercendo controle e influência sobre todos.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre o regime fascista na Itália em: https://brainly.com.br/tarefa/14253995