Para o funcionamento do nosso organismo é necessário a sintonia entre os diferentes sistemas. Dentre os diferentes sistemas fisiológicos, o nervoso e o endócrino estão envolvidos no controle e na regulação das diversas funções corporais. Ambos estão estruturados de modo a perceber as informações, organizar uma resposta apropriada e, em seguida, enviar uma mensagem até o órgão ou tecido correspondente, além de trabalharem em conjunto para manter a homeostase
ALMEIDA, F. N. Fisiologia geral e do movimento. Unicesumar: Maringá-PR, 2019.
Considerando o texto acima e as características e funções do sistema endócrino, analise as afirmativas a seguir:
I. Para que ocorra a ação hormonal, é preciso que haja a ligação do hormônio ao seu receptor específico, para iniciar a cascata de eventos que culmina com a ação propriamente dita.
II. Testosterona é um hormônio esteroide androgênico, que se apresenta em quantidades iguais em homens e mulheres, além de aumentar seus níveis durante a realização do exercício.
III. Em situações de perigo e fuga, observamos a ação de hormônio adrenalina, com o objetivo acalmar e relaxar, pois ele tem a capacidade de potencializa a resposta do sistema nervoso parassimpático.
IV. Os receptores hormonais são divididos de acordo com sua localização. No citoplasma ou no núcleo celular observamos a presença dos receptores intracelulares, que recebem a ligação de hormônios lipossolúveis.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I e IV apenas.
Alternativa 4:
III, IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I e IV
Explicação:
I. Para que ocorra a ação hormonal, é preciso que haja a ligação do hormônio ao seu receptor específico, para iniciar a cascata de eventos que culmina com a ação propriamente dita. (V)
II. Testosterona é um hormônio esteroide androgênico, que se apresenta em quantidades iguais em homens e mulheres, além de aumentar seus níveis durante a realização do exercício. (F)
A testosterona é um hormônio produzido nos testículos dos homens. Pertence ao grupo dos andrógenos, também chamados esteróides.
III. Em situações de perigo e fuga, observamos a ação de hormônio adrenalina, com o objetivo acalmar e relaxar, pois ele tem a capacidade de potencializa a resposta do sistema nervoso parassimpático. (F)
Enquanto que a adrenalina ativa o sistema circulatório, aumentando a pressão arterial, melhora a capacidade do sistema respiratório dilatando os brônquios.
IV. Os receptores hormonais são divididos de acordo com sua localização. No citoplasma ou no núcleo celular observamos a presença dos receptores intracelulares, que recebem a ligação de hormônios lipossolúveis. (V)
De uma forma geral, a ligação do hormônio a um receptor segue um princípio chave-fechadura, ou seja, cada determinado hormônio presentará um ou vários tipos de receptores que são específicos ao hormônio em questão, impedindo que um hormônio se ligue a receptores que não são específicos a ele. Esses receptores podem, de uma forma geral, ser subdivididos em receptores de membrana celular e em receptores intracelulares (localizados no citoplasma ou no núcleo celular) Em geral, hormônios capazes de atravessar a membrana plasmática (hormônios lipossolúveis) apresentam receptores intracelulares. Em contrapartida, hormônios hidrossolúveis apresentam receptores de membrana.