Filosofia, perguntado por cafecomleitecomcerea, 5 meses atrás

para o filósofo Protágoras, as coisas são boas ou ruins nelas mesmas? Qual relação podemos estabelecer entre a resposta dessa questão e noções como o utilitarismo e o relativismo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
0

Para Protágoras, filósofo relativista, as coisas não são boas ou ruins nelas mesmas, mas dependem da particularidade, da opinião de cada indivíduo isto é, não existem verdades absolutas, apenas opiniões subjetivas e relativas.

Portanto, o pensamento de Protágoras vai de encontro ao utilitariamo, que coloca a decisão do bem ou ruim no benefício que proporciona ao maior número de pessoas, o que torna os conceito de bom ou ruim, bastante relativo.

O sofista Protágoras

Protágoras, como os sofistas, não se preocupa com conceitos verdadeiros e imutáveis, mas busca na construção argumentativa, converncer o maior número de espectadores.

Para tanto, colocou o homem como centro do pensamento: "O homem é a medida de todas as coisas", para afirmar a subjetividade e o relativismo dos conceitos discutidos, como a verdade, a virtude, entre outros,

Bons estudos!

Aprenda mais sobre Protágoras em: brainly.com.br/tarefa/26340080

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes