Sociologia, perguntado por garciafraquel, 1 ano atrás

Para o filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) "O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros". O que ele quer dizer com isso? Avalie as afirmações a seguir. I – Que as conquistas da civilização precisam ser negadas para novamente criar a possibilidade do homem ser bom por natureza. II – Que o homem possui uma natureza boa. Rousseau ressaltou a figura do bom selvagem – encontrado na época do descobrimento do Brasil – para comprovar, na prática, que esse tipo de homem já existiu. Que na sociedade moderna o homem tem a chance de se livrar dos ferros que o prendem graças à superação da exploração do homem pelo homem. III – Que o homem possui uma natureza boa que é corrompida pelo processo civilizador. Rousseau criou o mito em torno da figura do bom selvagem – o ser humano em seu estado natural, não contaminado por constrangimentos sociais – como uma idealização teórica. IV – Que o homem nasce pecador e que apenas a crença em Deus com firmes propósitos poderá livrá-lo dos ferros e tornando-o, então, livre. Assinale a alternativa correta. (A) A afirmação III está correta. (B) A afirmação I está correta. (C) As afirmações III e IV estão corretas. (D) As afirmações I, II e IV estão corretas. (E) As afirmações II e III estão corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por 6NathalyaTeixeira9
50
(A) A afirmação III está correta.
Respondido por Matheusieti
34

Apenas a asserção III está correta.

As conquistas da civilização não devem ser negadas, pois elas fazem parte da história, mesmo que negativas.

Além disso, o homem não necessariamente possui essa natureza de homem bom selvagem, pois a partir do momento que ele é criado em uma cultura socializada, ele tende a se formar dentro de seus preceitos.

Por fim, para Rousseau, a educação partia do estado da natureza, ou seja, ele ligava o desenvolvimento da pessoa aos costumes dos indivíduos, e, as semelhanças do homem com outros, onde o meio influencia diretamente nessa formação, sendo o motivo da importância do ato de educar e transformar.

Perguntas interessantes