Filosofia, perguntado por marinabarbiere2, 1 ano atrás

Para o filósofo inglês John Locke, “O motivo que leva os homens a entrarem em sociedade é a preservação da propriedade; e o objetivo para o qual escolhem e autorizam um poder legislativo é tornar possível a existência de leis e regras estabelecidas como guarda e proteção as propriedades de todos os membros da sociedade, a fim de limitar o poder e moderar o domínio de cada parte e de cada membro da comunidade; pois não se poderá nunca supor seja vontade da sociedade que o legislativo possua o poder de destruir o que todos intentam assegurar-se, entrando em sociedade e para o que o povo se submeteu a legisladores por ele mesmo criado.” Análise as assertivas em conformidade com a citação acima. I- A propriedade privada é contratual, isto é, ela é subsequente ao nascimento do estado, que institui o direito à propriedade, distribuindo a cada um aquilo que era propriedade comunal no estado de natureza. II- A propriedade privada surge com o aparecimento da sociedade civil, a geradora do Estado, que é a instituição suprema que tem, inclusive, a prerrogativa de suprimir a propriedade em benefício da segurança do Estado. III- A propriedade privada é parte do estado natureza, pois o homem possui a propriedade de si mesmo e, com isso, tem direito de tornar como sua propriedade aquilo que está vinculado com seu trabalho. IV- A propriedade privada é anterior à sociedade civil, portanto, a propriedade antecedeu ao estado, cuja existência resultou do contrato social e teve a finalidade de preservar e proteger a propriedade privada de cada um. V- Deus, na criação do mundo e do homem, da o direito à propriedade privada com fruto legítimo do trabalho. A conclusão é que a propriedade privada tem origem divina e é um direito natural. Apenas quais asserções são verdadeiras? A) I e II. B) II e III. C) III e IV. D) I, II e III E) III, IV e V.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
44
Resposta letra "C"


Para John Locke o homem precisa estar em sociedade para ter seus diretos garantidos, pois a criação das regras da vida na sociedade é essencial para a preservação da vida. As pessoas acabavam sendo submetidas ao estado que elas mesmas deu o  poder,  por isso, ele defendia que a relação deveria ser inversa.


 Locke era defensor da liberdade, ele foi um dos responsáveis pelas ideias liberais relacionadas ao estado e a vida humana. Para John Locke o povo tem que ser o soberano em detrimento ao governo, defendia o direito do povo promulgar as leis, cabendo aos reis apenas executar.



cintracidcley: Acredito que a opção V tá correta, conforme segue este texto:
cintracidcley: Para Locke, Deus, na criação do mundo e do homem, dá o direito à propriedade privada como fruto legítimo do trabalho. A conclusão é que a propriedade privada tem origem divina e é um direito natural.

LIVRO ETICA, POLITICA E SOCIEDADE KLS - Página 190
Respondido por ramoneoliveirasouza1
0

Eu acho que é a letra E, volto depois com a confirmação.

Perguntas interessantes