Para o filósofo e físico estadunidense Thomas Kuhn (1922 - 1996) o momento de crise na ciência ocorre quando um paradigma (modelo de visão de mundo) é questionado ao ponto de causar uma ruptura ou revolução científica. Na história da formação do pensamento humano, podemos encontrar vários desses momentos. Escolha 2, cite e explique
Soluções para a tarefa
Dois momentos de ruptura de paradigma na história do pensamento humano foram a transição do modelo geocêntrico para o modelo heliocêntrico e na adoção do modelo relativista na física.
O modelo geocêntrico (ou seja, aquele que concebia a Terra como o centro do universo) não permitia o estabelecimento de órbitas regulares e nem explicava uma série de fenômenos naturais (de modo que alguns corpos celestes "desapareciam" em determinadas épocas ou realizavam movimentos completamente diferentes uns dos outros), de modo que este modelo foi substituído pelo heliocêntrico (o Sol no centro) que permitia uma compreensão regular destes fenômenos e excluía as anomalias.
Já o modelo relativista, de Einstein, dava conta de uma série de fenômenos físicos, observados para além da Terra, que o modelo de Newton não poderia explicar, sendo adotado como um novo paradigma científico.