Filosofia, perguntado por pespesi, 7 meses atrás

Para o filósofo, a vida humana não se dissocia da vida natural, o que requer o abandono da ideia iniciada por Sócrates de que o ser humano, por ser racional, diferencia-se completamente dos demais animais e da natureza. Para Nietzsche, esse modo de encarar a vida é negador da própria vida, pois retira do ser humano a sua força que reside justamente nos impulsos e nas paixões naturais. Os gregos antigos eram capazes de relacionar com uma religião que os permitia conviver com os impulsos naturais, o que refletia no seu modo de criar valores morais. Nietzsche com sua transvaloração dos valores está dizendo que o super homem deve retomar os valores creditados aos deus:

A
Apolo.
B
Dionísio.
C
Zeus.
D
Poseidon.
E
Todas alternativas acima estão incorretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por marianaquintino15
0

Resposta:

Alternativa e)

Explicação:

Nietzsche toma como ponto de partida dos deuses Apolo e Dionísio. Ambos são filhos de Zeus. Apolo é o deus da razão e o racional, enquanto que Dionísio é o deus da loucura e do caos.

Os gregos não consideravam os dois deuses como opostos ou rivais, embora, muitas vezes, as duas divindades foram entrelaçadas por natureza. O Apolíneo é o lado da razão e do raciocínio lógico. Por outro lado, o Dionisíaco é o lado do caos e apela para as emoções e instintos.

Essas duas dimensões complementam o homem, e Nietzsche aponta para o erro dos valores da sociedade ocidental, que tentam controlar estas funções com o excesso de racionalização e imposição de representações religiosas, ideias partidárias e esquemas econômicos.

Para Nietzsche, o homem deve ser livre para criar suas próprias representações e não mais adotar as representações limitantes impostas por esses esquemas.

Espero ter lhe ajudado :)

Perguntas interessantes