Para o estabelecimento da inclusão, não é necessária somente a existência dos direitos representados em forma de leis, são necessárias modificações nas relações sociais, permitindo que as escolas se apresentem como espaços inclusivos, por meio da instituição de relações sociais alternativas, com formas inovadoras de composição do cotidiano. Assim, a educação inclusiva é o espaço onde as mudanças podem ocorrer através da inclusão de múltiplos indivíduos. A educação inclusiva se rerfere a incluir sujeitos que historicamente foram excluídos, por exemplo: negros, indígenas e pessoas com deficiência. A escola é um lugar heterogêneo no qual os indivíduos são diferentes nas suas características sociais, culturais e físicas. Assim, é necessário ultrapassar as desigualdades sociais, romper as fronteiras de um tipo de conhecimento excludente e estabelecer um modelo de educação com pretensão multicultural. A perspectiva do multiculturalismo propõe uma escola com múltiplas culturas. É neste encontro de indivíduos que possuem diferenças que nossos alunos podem apreender a conviver com as práticas do “outro”, percebendo que cor de pele, etnia e diferenças são maneiras plurais de existir no mundo, sendo todas legítimas. Considerando o texto acima e as dimensões do multiculturalismo, avalie as afirmações abaixo. I. Quando o tema é inclusão, este pode ser pensado a partir do multiculturalismo. II. O multiculturalismo propõe a escola com uma cultura exclusiva. III. Educação inclusiva e o multiculturalismo propõem uma educação com múltiplas culturas, trabalhando questões que envolvem incluir grupos historicamente excluídos. IV. A perspectiva da educação inclusiva não representa a sociedade contemporânea. Incluir diz respeito a resolver um problema de exclusão. No Brasil, a exclusão de grupos minoritários foi resolvida há décadas. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: I, II e III, apenas. Alternativa 3: I e III, apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
I. Quando o tema é inclusão, este pode ser pensado a partir do multiculturalismo.
Esta afirmação é correta. Como mencionado no texto, a perspectiva multicultural oferece aos indivíduos ferramentas para compreender as diversas formas de viver e existir no mundo, estabelecendo uma relação dialógica e de aceitação com a cultura do outro.
II. O multiculturalismo propõe a escola com uma cultura exclusiva.
Esta afirmação está incorreta. Como o próprio nome sugere, a partir do prefixo multi, é uma abordagem que propõe que a escola reconheça a legitimidade das diversas bagagens culturais de seus alunos.
III. Educação inclusiva e o multiculturalismo propõem uma educação com múltiplas culturas, trabalhando questões que envolvem incluir grupos historicamente excluídos.
Esta afirmação é verdadeira. A educação inclusiva visa a criação de um espaço onde aqueles que antes eram segregados possam se desenvolver e interagir dentro da sociedade. Ao mesmo tempo, ensina aos demais indivíduos a conviverem com as diferenças.
IV. A perspectiva da educação inclusiva não representa a sociedade contemporânea. Incluir diz respeito a resolver um problema de exclusão. No Brasil, a exclusão de grupos minoritários foi resolvida há décadas.
Esta afirmação é falsa. Sabe-se que no Brasil, por exemplo, ainda há muitas denúncias por crimes como racismo e homofobia. Além disso, por exemplo, a acessibilidade de indivíduos com deficiência a diversos espaços (públicos e privados) é praticamente inexistente.
Portanto, a alternativa correta é:
Alternativa 3: I e III