Para o Educador Físico, planejar e planificar o treinamento é imprescindível. Assim, sabemos da importância do conhecimento da periodização na Preparação Física durante a elaboração de um programa de treinamento. Embasado no conteúdo estudado em seu material e no Capítulo 4, páginas 74 a 80, da obra Otimizando o treinamento de força: programas de periodização não-linear (KRAEMER; FLECK, 2009), elabore um resumo com suas palavras de cada modelo de periodização: • Periodização Clássica de Força e Potência • Periodização Não Linear • Periodização Não linear Flexível?
Soluções para a tarefa
Os métodos de periodização clássica de força e potência proporcionam um aumento progressivo da potência e diminuição do volume, com variações em cada microciclo de 1 a 4 semanas. Normalmente, em cerca de 16 semanas podemos aumentar a intensidade do exercício ao mesmo tempo que ocorre uma diminuição da sua quantidade. Nesse método são realizados de 2 a 4 mesociclos para seja possível criar um macrociclo com pico no fim do macrociclo, e um descanso ativo após a fase de pico.
Já a periodização não linear tem se mostrado mais efetiva no que diz respeito ao aumento dos ganhos de força e de hipertrofia quando comparada com os resultados da periodização linear (PL). Contudo, o ganho de força nem sempre se reflete em aumento de massa muscular (hipertrofia), pois a força está relacionada a uma série de fatores neurais, tais como: coordenação intramuscular, coordenação intermuscular, sincronização e frequência de impulsos nervosos.
Já na periodização linear não flexível temos uma exposição mais frequente aos estímulos de carga, contudo, ela não progride aumentando a intensidade e diminuindo a quantidade do exercício, como ocorre na periodização clássica. E sim, com uma variação programada de volume e intensidade, o que resulta em ganhos de condicionamento decorrente do período de treinamento
Espero ter ajudado, bons estudos :)