Para o desenho da figura humana infantil, utilizar-se também o módulo de altura de cabeça como base, mas o esquema varia muito, de acordo com a idade e gênero da criança, pois para cada idade necessidades específicas devem ser consideradas, no momento do desenho. OLIVEIRA, Sandra Calil de. Desenho da Figura Humana, Maringá - PR.: Unicesumar, 2016. Leia as afirmações a seguir referentes aos cânones infantis e assinale a alternativa correta. I - Quanto mais jovem for a criança, menos alturas de cabeça seu corpo ira conter, pois o tamanho da cabeça de um ser humano cresce proporcionalmente de maneira mais lenta do que o restante do corpo. II - Para bebês de colo, utilizamos quatro alturas de cabeça e a largura dos ombros é superior as da cintura e quadril. III - Para crianças de dois anos, utilizamos quatro cabeças e meia de altura e a largura do quadril passa a ser superior a da cintura. IV - A diferenciação de gênero, aos cinco anos, se acentua e percebe-se uma leve definição da cintura nas meninas e acentuação da musculatura nos meninos. V - Para adolescentes de quinze anos, utilizamos oito cabeças de altura, meninas têm um busto menor do que o de uma mulher, e os quadris um pouco mais estreitos, e os meninos, apesar de apresentar uma musculatura mais delineada, ainda é menos desenvolvida que a de homens adultos. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, II e V, apenas. Alternativa 2: II, III, e IV, apenas. Alternativa 3: I, II, III e V, apenas. Alternativa 4: II, III, IV e V, apenas. Alternativa 5: I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Eu marquei a alternativa 4: I, II, III e IV.
III - Para crianças de dois anos, utilizamos quatro cabeças e meia de altura e a largura do quadril passa a ser superior a da cintura.
V - Para adolescentes de quinze anos, utilizamos oito cabeças de altura, meninas têm um busto menor do que o de uma mulher, e os quadris um pouco mais estreitos, e os meninos, apesar de apresentar uma musculatura mais delineada, ainda é menos desenvolvida que a de homens adultos.
Nessa faixa etária o processo de diferenciação de gênero
se acentua e percebe-se uma leve definição da
cintura nas meninas e acentuação da musculatura
nos meninos.
uma mulher e os quadris um pouco mais estreitos. Já
os meninos, apesar de apresentar uma musculatura
mais delineada, ainda têm muito a desenvolver nesse
sentido.
Olá,
Analisando todos esses envolvimentos que englobam a realização de um desenho da figura humana infantil, bem como, suas devidas assimilações com o desenvolvimento corpóreo em suas fases, podemos tomar as seguintes compreensões:
Afirmação I - Correta.
De fato, o crescimento da cabeça é proporcionalmente mais lenta do que o restante do corpo, por isso, numa comparação com ambas as partes, quanto mais jovem, maior a cabeça parece ser em relação ao troco e, de tal maneira, menos alturas o corpo deve adotar.
Afirmação II - Correta.
Numa aplicação proporcional, encontra-se as medidas de quatro alturas de cabeça para a estruturação de um corpo de bebê, além de portarem por maiores delimitações na região dos ombros que são maiores em relação ao quadril e cintura.
Afirmação III - Correta.
Numa criança de dois anos de idade, é possível identificar os primeiros traços de crescimento, assim, temos um maior número de altura de cabeças e também na comparação entre o quadril e a cintura.
Afirmação IV - Correta.
A partir dos cinco anos, são definidas os primórdios retratos da estrutura físico-corporal masculina e feminina. De tal modo, encontra-se uma maior acentuação muscular nos meninos e uma definição na cintura de meninas.
Afirmação V - Correta.
Aos quinze anos, há uma consolidação ainda mais precisa dos traços físicos, embora ainda não tendo atingido seus ápices, devido o processo de puberdade ainda em desenvolvimento. Todavia, encontra-se uma musculatura ainda mais precisa nos meninos, enquanto destaca-se a presença de bustos e quadris nas meninas.
De tal maneira, temos como correta a Alternativa 5, que nos diz que todas as afirmações estão corretas.
Nessa faixa etária o processo de diferenciação de gênero
se acentua e percebe-se uma leve definição da
cintura nas meninas e acentuação da musculatura
nos meninos.