Para o consumidor brasileiro 81% das decisões para a escolha de produtos e marcas acontecem no ponto-de-venda. Para a GfK, empresa de pesquisa de mercado, este indicador aponta para uma tendência de que empresas invistam cada vez mais em construção de marcas e numa comunicação mais interativa e sensorial no PDV (ponto-de-venda).
A partir de dados consolidados de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas pelo Grupo GfK, a área de Shopper Insight da empresa analisou algumas características dos consumidores no momento da compra para melhor entender os comportamentos diferenciados que ditam novas necessidades em termos de PDV.
Segundo esta análise, grande parte da comunicação tradicional deste canal de compra não é lembrada espontaneamente pelos shoppers por ter se tornado paisagem comum dentro das lojas. Para os especialistas, numa época em que a comunicação no PDV tem forte impacto sobre o consumidor, complementando a comunicação da marca e criando uma experiência “única” para o comprador, este é um erro que pode transformar o que seria uma experiência única e prazerosa numa vivência estressante pelo bombardeio de informações que dispersam a atenção do consumidor.
Durante a compra, o shopper tem sua atenção dividida entre a lista de compras (mental ou física), os produtos em exposição, os acompanhantes (marido, esposa, filhos) e os outros compradores. E nesse contexto, muitas vezes tumultuado, vale lembrar que o foco da atenção é a compra em si, os produtos.
Por isso, avaliam os analistas, qualquer comunicação no PDV precisa ser pertinente à categoria e relevante ao shopper. Assim, a tendência é a busca por uma comunicação que vise uma experiência sensorial e ainda traga algum tipo de benefício ao comprador. A empresa de pesquisa cita alguns exemplos de lojas com novas propostas ou conceitos na América Latina e no Brasil:
• Havaianas - loja de Fabricante: personaliza um produto de massa no Brasil. Através de uma loja fashion, com diferentes espaços remetendo ao universo tradicional das sandálias Havaianas, que vão desde “barracas de feira”, nas quais são vendidos os modelos básicos à área de customização da sandália.
• Pão de Açúcar Iguatemi: personal shop onde o cliente armazena sua lista de compra futura e ainda pode receber os produtos direto no caixa ou mesmo em casa, sem utilizar o carrinho e nem circular pela loja.
• Shopping Cidade Jardim: shopping center voltado exclusivamente a público de segmento Luxo.
• Fnac: experiência de compra holística - cafeteria, espaço para leitura e venda de diversas categorias de produtos.
• HP Colômbia e Nokia Brasil: centros de experiências, nos quais o comprador pode ver, tocar, brincar e experimentar os produtos.
Para Célia Silva, diretora de Shopper na GfK, mais que somente captar a atenção do comprador, hoje é importante proporcionar experiências sensoriais que visem provocar a experimentação e concretizar a venda. “É o início da transformação do varejo de simples destino para compra em um espaço cenográfico e de entretenimento, onde se pode vivenciar momentos inesquecíveis”, avalia.
Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/conar-investiga-blogueiras-por-mensalao-da-moda/
A partir do texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I - De acordo com a pesquisa da Gfk “grande parte da comunicação tradicional deste canal de compra não é lembrada espontaneamente pelos shoppers por ter se tornado paisagem comum dentro das lojas”, assim a apresentação da loja dentro do composto de varejo é um elemento que merece atenção.
II -A partir da análise do mix varejista o caso do Pão de Açúcar Iguatemi é um exemplo positivo de como trabalhar o elemento ‘Pessoal’.
III - A Havainas trabalha bem a questão do conceito de loja dentro da Apresentação do mix de varejo.
IV- De acordo com o texto acima o problema do varejo é focar somente no mix de marketing, que é uma ferramenta obsoleta, pois numa época em que a comunicação no PDV tem forte impacto sobre o consumidor, complementando a comunicação da marca e criando uma experiência “única” para o comprador, este é um erro que pode transformar o que seria uma experiência única e prazerosa numa vivência estressante pelo bombardeio de informações que dispersam a atenção do consumidor.
A São corretas apenas as afirmativas I, II.
B São corretas apenas as afirmativas II, III.
C São corretas apenas as afirmativas III, IV.
D São corretas apenas as afirmativas I, II, III.
E São corretas apenas as afirmativas II, III, IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
resposta E nao tenho certeza
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás