Saúde, perguntado por elidasilvarosa, 1 ano atrás

Para nortear as respostas, sugerimos que você leia a reportagem:
Trechos da reportagem: Zika vírus foi confundido com dengue e chikungunya por dois anos, aponta estudo:
O zika vírus não chegou ao Brasil na Copa do Mundo de 2014, nem em uma competição de canoagem realizada no Rio de Janeiro em agosto daquele ano, como se pensava. O vírus veio de avião e desembarcou em solo brasileiro em algum momento entre maio e dezembro de 2013 – possivelmente durante a Copa das Confederações –, segundo um novo estudo publicado nesta quinta-feira (24) na revista "Science".
Os pesquisadores constataram que a chegada do vírus coincidiu com um aumento de mais de 50% nas viagens feitas dos focos de epidemias para o Brasil, saltando de 3.775 por mês, no começo de 2013, para 5.754 um ano depois.
O aumento de viajantes daquela área foi muito considerável, principalmente porque a Copa das Confederações teve a participação da seleção do Taiti, que fica na Polinésia Francesa, que atraiu turistas daquela área. O time jogou em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e em Recife. Coincidentemente, foi em Recife que tivemos o maior número de casos de zika e também de microcefalia", afirmou Vasconcelos.
(Trechos extraídos de: IG. Zika Vírus foi confundido com dengue e chikungunya por dois anos, aponta estudo. Estadão Conteúdo, [on-line], mar. 2016. Disponível em: . Acesso em: 1 jun. 2016).


1- O Zika Vírus é confundido muitas vezes com a dengue e a chikungunya. De acordo com a pesquisa recentemente realizada e apresentada nessa atividade, essa confusão parece ter sido determinante para que o Zika Vírus chegasse ao Brasil de forma despercebida em 2013. O que pode explicar o motivo da confusão entre o Zika Vírus, a dengue e a chikungunya?

2- Sabemos que o aumento de viagens internacionais é um dos motivos do Zika Vírus ter se tornado uma epidemia de enormes proporções. Sobre a reportagem apresentada nessa atividade, o fato do Brasil ser um país tropical contribui para o aumento dessa epidemia? Qual a relação entre a seleção do Taiti e o fato do time ter jogado em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife, em 2013?

3- Quando o Zika Vírus chegou ao Brasil, o país já vinha enfrentando uma grande luta contra o aedes aegypti. Desde 1986 o país enfrenta surtos de dengue, doença também transmitida por esse mosquito. Em 2013, aproximadamente 2 milhões de casos de dengue foram notificados no Brasil. Conhecendo as características do aedes aegypti e considerando a ausência de vacina e tratamento específico, de que forma a chegada do Zika Vírus no Brasil poderia ter sido evitada?

Soluções para a tarefa

Respondido por nenelgv
2

1.Além do vírus ser detectável somente por alguns dias no sangue das pessoas infectadas, os sintomas de zika são muito semelhantes aos de dengue e de chikungunya. 3. chegada do Zika vírus ao Brasil não pode ser evitada. Para ele, o verão é o período mais crítico, pois é quando muitos habitantes viajam nas férias. Além disso, o clima é favorável para a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da doença, assim como da dengue e febre chikungunya. “As pessoas que tiram férias estão indo para locais onde já circula o zika vírus". Quando essas pessoas retornarem das férias, boa parte delas já vai trazer o zika vírus no seu organismo. E, se estiverem ainda na fase ativa da doença e forem picadas pelo mosquito, facilmente vai acontecer a transmissão para outras pessoas” Poderá ser feitas apenas campanhas de conscientização e mobilizaçao para a população para que todos tenham ciência de como o virus é transmitido.

 

2 o aumento dos casos do zika e microcefalia, no mesmo período em que a seleção do Taiti jogou em Recife em 2013

 

3 se cada um fizessem a sua parte, quem sabe ! muita gente só sabe julgar e fazer a parte dele q é bom nada



ElisaMacedo1: resposta 1) As três doenças são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, e apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico, porém, cada doença têm uma gravidade diferente diferenciada na intensidade dos sintomas
Perguntas interessantes