Para muitos grupamentos humanos, especialmente entre os povos antigos, alguns fenômenos da natureza eram interpretados como ira ou alegria dos seres divinos. Atualmente, ainda podemos encontrar muitas pessoas que usam recursos bastante parecidos, por exemplo, quando estão no meio de uma tempestade, fazem orações ou queimam velasbentas para se sentirem protegidas. Isso demonstra que o conhecimento vulgar perdura mesmo em tempos de desenvolvimento científico. Por que isso ainda acontece?
Soluções para a tarefa
As alternativas são:
a. O conhecimento científico não é algo acessível a todas as pessoas, as condições de vida mantêm muitas pessoas presas em explicações ingênuas e parciais da realidade.
b. É mais fácil e mais cômodo recorrer a esse tipo de alternativa do que estudar e pesquisar para conhecer mais sobre os fenômenos naturais.
c. Porque as pessoas precisam de algo mais do que o conhecimento científico para se sentirem seguras.
d. Mesmo com toda a ciência disponível, as pessoas se recusam a aceitar o desenvolvimento científico e se mantêm teimosamente em crendices.
e. Não existem provas de que não façam efeito, ainda existem muitas coisas que a ciência não demonstrou.
A é verdadeira, pois, apesar da popularização, ainda há uma enorme quantidade de pessoas que não conhecem o modelo científico e, não tendo sido "alfabetizadas" neste modelo, vivem como se ele não existisse, o que explica que estas atitudes sigam existindo.
B é falsa, pois para muitas destas pessoas nunca foi feita a introdução à ciência.
C é parcialmente falsa, pois algumas pessoas, de fato, precisam de mais que os "fatos frios" para o conforto pessoal.
D é falsa, pois estas pessoas simplesmente não tem qualquer acessoa eles.
E é falsa, pois, apesar de ser impossível dar uma prova negativa, as pessoas se prendem às crendices por hábito, não por método.
Resposta:
b. Porque o conhecimento científico não é algo acessível a todas as pessoas, as condições de vida mantém muitas pessoas presas em explicações ingênuas e parciais da realidade.