Para Mintzberg (1983), na perspectiva da teoria do poder organizacional, considerando o sistema de influências, os influenciadores orientam suas ações a partir de falhas tanto na estruturação da organização como na execução de objetivos e atendimento das necessidades individuais. Tais elementos de estruturação, sejam externos ou internos, acabam por constituir as coalizões. Sobre coalizões no sistema de influência, assinale, a seguir, a alternativa correta: a) O tipo de coalizão externa dividida diz respeito a influenciadores que têm objetivos e propósitos divergentes. b) A coalisão interna é formada por diferentes grupos, dentre os quais podemos destacar os fornecedores, as associações e o governo. c) A coalizão do tipo passiva é externa, com poucos influenciadores que agem conjuntamente. d) A coalizão eterna, do tipo ativa, corresponde a influenciadores que não exercem poder, pois esses não têm potencial para tal. e) O conselho diretor da coalizão externa, por exemplo, constitui a coalisão informal.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta A - O tipo de colizão externa dividida diz respeito a influenciadores que tem objetivos e propósitos divergentes.
Explicação:
As colizões são compostas por influenciadores de diferentes grupos: proprietários, associados (fornecedores, parceiros, clientes, entre outros), associações, públicos (líderes de opinião, governo, etc) e o conselho diretor que constituiu a colizão formal. Essas colizões externas exercem o poder de três formas: 1) dominadora com poucos influenciadores, que agem em conjunto e exercem o poder de forma direta e focalizada; 2) passiva, com influenciadores potenciais, que costumam não exercer o poder, submetendo-se à colizão interna da organização; 3) dividida com mais influenciadores com demandas conflitantes. Neste caso, a colizão externa dividida também provoca, algumas vezes, divisão de colizão interna.
Resposta:
A. O tipo de coalizão externa dividida diz respeito a influenciadores que têm objetivos e propósitos divergentes.
Explicação:
As coalizões externas são compostas por influenciadores de diferentes grupos: proprietários, associados (fornecedores, parceiros, clientes, entre outros), associações, públicos (líderes de opinião, governo, etc.) e o conselho diretor que constituiu a coalizão formal. Essas coalizões externas exercem o poder de três formas: 1) dominadora: com poucos influenciadores, que agem em conjunto e exercem o poder de forma direta e focalizada; 2) passiva: com influenciadores potenciais, que costumam não exercer o poder, submetendo-se à coalizão interna da organização; 3) dividida: com mais influenciadores com demandas conflitantes. Neste caso, a coalizão externa dividida também provoca, algumas vezes, divisão de coalizão interna.