Filosofia, perguntado por abimaprado, 4 meses atrás

Para Milton Santos, a globalização é o fruto de várias medidas que criaram e perpetuam o mito de mercado global, sustentado convenientemente pela e para a conjuntura político-econômica. Após analisar a charge abaixo analise as afirmações com base no pensamento do autor. Charge sobre Globalização Millôr Fernandes. In: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.
I- Segundo as condições preexistentes nos países ou como resultado da forma como estes se dispuseram a participar do novo período histórico, os territórios e as populações recebem os mesmos impactos. Todos eles da mesma forma, estão infensos aos resultados do processo globalitário.

II- Os postulados essenciais da política econômica e até mesmo da política social são importados como um pacote fechado. É dessa forma que o Brasil se torna paralelamente um país desarmado; e, o que é pior, desarmado de dentro.

III- A globalização pretende ser homogeneizadora e a promessa de construção de um mundo só estaria incluída nesse movimento. Todavia, tal pretensão até agora apenas renova disparidades e cria novas desigualdades.

Está correto o que se afirma em:
A) I e III, apenas.

B) I, apenas.

C) I,II e III, apenas.

D) III, apenas.

E) II e III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por montaigne2802
0

Resposta:

Letra "d". A afirmação III, apenas.

Explicação:

A globalização conforme vista por Milton Santos indica um caráter homogeneizador, no entanto, as desigualdades já existentes entre as diversas partes do globo não só perduram como aumentam ainda mais.

No caso da afirmativa I, o problema está na ideia de que o impacto seria igualmente dividido por todos os territórios e populações. Como destacado, as desigualdades demonstram que o impacto é maior em alguns lugares e menor em outros.

Já no caso da afirmativa II, a comparação bélica, como estar armado / desarmado parece destoar do início da afirmativa. De fato, não raro os postulados da política econômica e social adotados no Brasil vinham num pacote fechado (o pacote neoliberal). Contudo, a referência a país desarmado não encontra referencial na afirmação anterior ou no pensamento de Milton Santos, por isso vejo como incorreta.

Deste modo, apenas a afirmação III se relaciona adequadamente com o pensamento de Milton Santos e a consequência do aumento da desigualdade social e econômica, a nível local, regional e global.

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes