Para Mendonça (2006, p. 205), "o termo análise linguístico, surgiu para denominar uma nova perspectiva de reflexão sobre o sistema linguístico e sobre os usos da língua, com vistas ao tratamento escolar de fenômenos gramaticais, textuais e discursivos". MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir a respeito da prática da análise linguística.
I- Preferência pelos exercícios estruturais, de identificação e classificação de unidades/funções morfossintáticas e correção.
II- Preferência por questões abertas e atividades de pesquisa, que exigem comparação e reflexão sobre adequação e efeitos de sentido.
III- Ênfase nos usos como objetos de ensino (habilidades de leitura e escrita), que remetem a vários outros objetos de ensino (estruturais, textuais, discursivos,
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A resposta correta é: As afirmativas II, III e V estão corretas..
Explicação:
Gabarito: Capítulo 11 páginas 132 e 132. As afirmativas II, III e V estão corretas. II- Preferência por questões abertas e atividades de pesquisa, que exigem comparação e reflexão sobre adequação e efeitos de sentido. III- Ênfase nos usos como objetos de ensino (habilidades de leitura e escrita), que remetem a vários outros objetos de ensino (estruturais, textuais, discursivos, normativos), apresentados e retomados sempre que necessário. V- Metodologia construtiva/reflexiva, baseada na indução: como a observação dos casos particulares para conclusão das regras ou dos efeitos de sentido. As afirmativas I e IV são práticas do ensino da gramática normativa/ tradicional.
Em relação aos estudos de Mendonça (2006), as assertivas corretas são estas: II, III V. Dessa maneira, a resposta correta é a alternativa B.
O item I está errado, já que os exercícios estruturais, voltados para classificação, se distanciam de uma análise linguística baseada na prática.
O item II está correta, pois questões abertas e atividades de pesquisa provocam reflexão e isso se relaciona a uma visão funcionalista da linguagem.
A ênfase no uso é parte da prática de uma análise linguística, visto que a função é vista como mais relevante do que a forma. Assim, o item III é verdadeiro.
Exercícios de classificação gramatical, feitos de forma isolada e sem contexto, se distanciam de uma prática de uma análise linguística. Portanto, o item IV está errado.
Por fim, uma metodologia voltada à reflexão também dialoga com uma aprendizagem voltada às práticas linguísticas. O item V, então, é verdadeiro.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/29196951
Bons estudos!