Para melhorar a transmissão dos sons de um CD Player, Frederico idealizou um triângulo isósceles com base medindo 6 m representando a distância entre as duas caixas e os lados iguais medindo 5 m representando a distância entre ele e as caixas. Considerando o triângulo no primeiro quadrante do sistema cartesiano, com a base paralela ao eixo das abscissas e (1,1) um dos vértices da base, então os outros vértices estão posicionados em
A) (7, 1) e (5, 4). B) (1, 7) e (5, 4). C) (1, 7) e (4, 5). D) (7, 1) e (4, 5).
Soluções para a tarefa
Boa noite
Vamos calcular o ponto do vértice da base.
Se a base é paralela a o eixo das abscissas e um dos vértices é (1,1) então logicamente como a base mede 6 Y mede 1 exatamente pelo fato de ser paralelo ao eixo da abscissas.
X desse ponto é 1 somado com 6 pois é o comprimento da base e portanto a distância de um ponto para o outro.
(7, 1)
Vamos calcular o último vértice (de cima)
Sabe-se que o X do vértice de cima é igual a
7 + 1 / 2, pois é a média entre os pontos X da base. 8/2 = 4
Logo temos, (7, 1) e (4, y) com essas informações ja conseguimos dizer que a resposta é letra D.
Olá! Coloquei em anexo a representação de como ficaria o plano cartesiano. Nele anotei quais são os quadrantes, quais linhas são chamadas de absissas e ordenadas, além de desenhar onde ficaria o triângulo isósceles.
Como podemos ver, alinhei um dos vértices com o 1,1; como o exercício pede. Com o desenho já feito, fica fácil perceber que os outros vértices ficaram em 7,1 e 4,6.
OBSERVAÇÃO: os meus resultados deram 4,6; mas está claro que não há essa resposta no enunciado. Ou eu anotei algo de diferente, ou o exercício está incorreto.
Mas não se preocupe, eu tenho certeza que a resposta certa é a letra D, 7,1 e 4,5; é o que mais se aproxima.