Para medir a temperatura de alguns liquidos, pode-se utilizar um termometro comum, no qual há uma coluna preenchida, geralmente, com mercúrio ou etanol ao qual foi adicionado corante. Quando submetida a diferentes temperaturas, a coluna de líquido muda consideravelmente de volume: diminui em baixas temperaturas e aumenta em altas temperaturas. Utilizando o modelo de particulas, elabore uma hipótese que explique o funcionamento do termômetro comum
Soluções para a tarefa
Resposta:Álcool, o qual é utilizado como um líquido termométrico, apresenta as seguintes propriedades características:
a. O álcool tem um ponto de solidificação muito baixo de cerca de −112º C e por isso é apropriado para ser usado em termômetros que registram temperaturas muito baixas.
b. O álcool tem um baixo ponto de ebulição de aproximadamente 78º C e portanto não pode ser utilizado para medir altas temperaturas.
PORTANTO TERMOMETRO A ALCOOL NÃO DEVERIA SER USADO PARA MEDIR TEMPERATURAS ACIMA DE 78º C.
respondendo a sua questão "a" sem levar em consideração o fato acima.
O alcool NÃO SOBE, ele se expande ou dilata".
Respondendo a sua questão "b" ,
Quando há uma diferença de temperatura entre regiões diferentes de um líquido ou um gás, as massas que estão a uma temperatura mais elevada tendem a subir e as de menor temperatura a descer. A este movimento do líquido ou do gás chamamos de corrente de Convecção. Este movimento acontece porque, ao serem aquecidos, os líquidos e os gases aumentam de volume e diminuem sua massa específica.
Então devido a diferença de temperatura (no caso alta). existe uma rápida diminuição da massa especifica causando uma rápida diminuição do volume. (mas lembresse que isto ocorre por uma fração de segundos).
Explicação: