Para medir a gravidade do prejuízo estético e funcional causado pela fluorose, surgiram diversos índices que auxiliam tanto na avaliação dos casos moderados a severos da doença quanto na escolha do tratamento dos dentes.
De acordo com o índice Thylstrup e Fejerskov – TF, é correto afirmar que:
a) É o índice menos indicado para populações com altas exposições a fluoretos ou alta
prevalência da doença.
b) Esse índice utiliza a superfície dental (oclusal, vestibular e lingual) como unidade de
análise, classificando-as em oito categorias.
c) Esse índice é incapaz de descrever com clareza gradações importantes das formas mais severas da doença, já que estas estão agrupadas em uma única categoria.
d) Esse índice classifica a fluorose dentária em nove graus de severidade, e se propõe a precisar diferentes categorias de comprometimento do esmalte dentário nas formas mais graves, utilizando profilaxia prévia e secagem durante o exame clínico.
e) É um índice recomendado pela OMS e bastante utilizado que se baseia nas variações no aspecto estético do esmalte, desde normal/questionável até a forma grave, abrangendo seis categorias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A resposta correta pelo AVA é: d) Esse índice classifica a fluorose dentária em nove graus de severidade, e se propõe a precisar diferentes categorias de comprometimento do esmalte dentário nas formas mais graves, utilizando profilaxia prévia e secagem durante o exame clínico.
Perguntas interessantes