Para Max Stirner,quem somos nós? E por que não devemos ouvir as vozes da nossa consciência e sociedade
Soluções para a tarefa
Stirner desprezava completamente o reino do pensamento: "Se você se ocupará com o pensamento, depende de você: não existe dever e não há necessidade de você se intrometer idéias, verdades, mas se você fizer isso, saiba que muitos problemas difíceis devem ser resolvidos e você fará bem em usar o que as forças dos outros já alcançaram para esclarecer esses assuntos difíceis."
Stirner é um protagonista do movimento contra ideias fixas e certezas e da liberdade da vontade individual contra qualquer moralidade. Toda a sistematização e elaboração de regras e regulamentos, toda a parafernália do Estado, ele considera como o dispositivo dos fracos para derrotar os fortes.
Moralidade ele chama "altruísmo cristão", "o egoísmo coletivo dos fracos". Liberdade ele chama de "a vontade de ser responsável por si mesmo". Para ele, "o homem é algo que deve ser superado". O que é grande no homem é que ele é uma ponte e não um objetivo.
Ele diz: "Seja você mesmo agora!", porque de fato, o mundo está em constante mutação e mesmo que nossos próprios pensamentos e sentimentos estarem constantemente mudando, nossa consciência quer manter em nossa mente uma ideia que preservará nossa identidade absolutamente sem mudanças.
Bons estudos!