Sociologia, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

Para Marx como era a sociedade capitalista?

Soluções para a tarefa

Respondido por silvasantoskaren
0

o trabalho no capitalismo tem uma relação de estranhamento com a classe trabalhadora, visto que não há reconhecimento do trabalhador com o objeto criado. Antunes (1999) ao citar Marx ressalta que o trabalhador consegue realizar suas funções animais (beber, comer, procriar-se) de forma livre, porém, suas funções humanas foram impedidas, logo, sente-se como um animal. Não há reconhecimento em seu objeto criado pelo trabalho, pois são consideradas acima disso, as vontades dos capitalistas, que embora, humanos, individualizaram-se em relação ao seu gênero.

A força de trabalho transforma-se, no capitalismo, em mercadoria, que por sua vez, apresenta em sua estrutura duplo valor: valor de uso e de troca. O valor de troca é mais importante do que o valor de uso para o capitalismo, pois não não há interesse em satisfazer as necessidades relacionadas com o valor de uso, todavia, pretende-se utilizá-lo para acumulação, que relaciona-se ao valor de troca. O valor de uso da mercadoria é referente a sua utilidade, para satisfazer as necessidades físicas e espirituais dos sujeitos. O valor de troca é referente ao salário do trabalhador, preço de venda imposto pelo capitalista na sua mercadoria. Porém, vale ressaltar que a força de uso de trabalho (produção) é maior do que a de troca (seu salário), visto que o trabalhador produz mais do que ele recebe, pois parte do seu tempo de trabalho não é pago para ele, mas apropriado pelo capitalista (mais-valia), como já foi explicado acima. (MARX, 2013)

O sistema capitalista monopolista tem como tendência a financeirização, nesse processo de acumulação de riquezas os agentes econômicos, instituições que possuem grande poder de capital financeiro, ocupam lugares mais privilegiados para o desenvolvimento de acumulação de riquezas. Essas empresas, por possuírem uma grande influência econômica mundialmente, também irão interferir no rumo político e nas ações do Estado na sociedade a fim de assegurar os interesses dos capitalistas.

Perguntas interessantes